Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Vani Terezinha
dc.creatorSilva, José Paulo Medeiros da
dc.date.accessioned2019-05-07T16:00:52Z
dc.date.available2019-05-07T16:00:52Z
dc.date.issued2008-07-17
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16431
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis research had as objective to create surface draws to be applied in the furniture industry, using as a thematic referential the Indian plaitwork. The process was developed starting with the analysis of the weft from wove objects; with the purpose of redeem formal aspects of this ethnic art. The theoretical reference was built through pertinent areas of the work, like Indian plaitwork, surface design and furniture. Based on these references the Weft Collection was developed, which is composed of six lines: Babaçu, Curuá, Açaí, Buriti, Tucumã e Inajá. Each line refers to a distinct technique, regarding the colors, the shapes and, mainly, the characteristic structure of each weft. A draw from each line was chosen to be manufactured. These were executed in the form of inlayed plates, using wood laminas. Later, these plates were applied in the surface of coffee tables.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectTrançado indígenapor
dc.subjectMobiliáriopor
dc.subjectSurface designeng
dc.subjectIndian plaitworkeng
dc.subjectFurnitureeng
dc.titleO trançado indígena como referência no design de superfície aplicado ao mobiliáriopor
dc.title.alternativeThe indian plaitwork as referency in the surface design applied to furnitureseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo criar desenhos de superfície para aplicação na indústria moveleira, tendo como referencial temático o trançado indígena. O processo desenvolveu-se a partir da análise de tramas de objetos trançados, visando resgatar aspectos formais desta arte étnica. O referencial teórico foi construído através de áreas pertinentes ao trabalho, como trançado indígena, design de superfície e mobiliário. A partir destas referências foi desenvolvida a Coleção Tramas, composta de seis linhas: Babaçu, Curuá, Açaí, Buriti, Tucumã e Inajá. Cada linha remete a uma técnica distinta, levando em consideração as cores, as formas e, principalmente, a estrutura característica de cada trama. Foi escolhido um desenho de cada linha para fabricação. Estes foram executados na forma de placas marchetadas, utilizando-se lâminas de madeira. Posteriormente, estas placas foram aplicadas na superfície de mesas de centro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto