Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
dc.creatorSchuster, Sandra Turello
dc.date.accessioned2019-05-08T15:03:41Z
dc.date.available2019-05-08T15:03:41Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16461
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractWhen choosingthe themeDemocratic Managementin school practice, the study aims to showthe practicesdevelopedin everyday lifein which itiseffective. Asthe subjectsthatare includedin this processfitthe new realitywhere allactive partsarecollaboratingwith thetotal developmentof school activities.What are the contributionsthatbroughtdemocraticschoolmanagement, parents and students, and if thesameare realizingisthenew wayto managethe school, if thereisreciprocitybetween the twoturning pointsinboth theschooland tothe student. The methodology employedis theliterature review, withreadingand reflectiontextsof authors whodeal with thedemocratic management, education, family, and teacher. The results achieved withthe readingof the textsshow thateveryone is involved, seekmediationobtainingbetter performancewith studentsas subjectsof learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectEducation managementeng
dc.titleGestão democrática: na prática escolarpor
dc.title.alternativeDemocraticmanagement: practiceinschooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAo escolher o tema Gestão Democrática na prática escolar, o estudo objetiva apontar as práticas desenvolvidas no cotidiano em que a mesma se efetiva. Como os sujeitos que estão inseridos nesse processo se adaptam a nova realidade onde todos são partes ativas colaborando com o desenvolvimento total das atividades escolares. Quais as contribuições que gestão democrática trouxe para escola, pais e alunos, e se os mesmo estão compreendendo está nova modalidade de administrar o espaço escolar, se está havendo reciprocidade entre ambos nos momentos decisivos tanto para a escola como para o aluno. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, com leitura e reflexão de textos de autores que tratam da gestão democrática, da educação, da família, e do professor. Os resultados alcançados com a leitura dos textos mostram que todos estão envolvidos, buscam a mediação obtendo melhor rendimento com os alunos enquanto sujeitos da aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto