Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Guacira de
dc.creatorPereira, Eliane Bianchin
dc.date.accessioned2019-05-08T16:35:56Z
dc.date.available2019-05-08T16:35:56Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16465
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe present work presented as central theme, the family and the diagnosis of disability. The theme was approached through the bibliographic method in digital source, specifically in the electronic library of the site Scielo. The research problem is presented in such way: What academic productions have been presented about the family and the diagnosis of disability? The general objective aims to know what bring the publications of the electronic library concerning to the diagnosis of disability in the family. As specific objectives it proposes: to identify which publications of this library approach themes about the diagnosis of disability in the family and to present how this theme is mentioned in these publications. As result, the present research obtained information about feelings of anger, denial and guilt experienced by the family when they received the diagnosis of disability, of possible changes in the family routine and the expectation that the relatives present to the professionals involved. It was concluded that the family after overcoming the emotions felt at the time of diagnosis, can establish the union and to support the children in their functional and emotional demands. The mother is always the one who gets the most care, the brothers suffer, but they spontaneously reestablish themselves. The family routine is always changed, the family members have to take on new roles. There is the necessity to improve the qualification of professionals, thus they can assist families in understanding the feelings previously mentioned. More studies are suggested with this approach to enable them to expand their knowledge through a more qualified training, that means, more humanized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.titleO que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico clínico de deficiênciapor
dc.title.alternativeWhat academic productions bring about the family and the Clinical diagnosis of disabilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoApresentam-se como temática central a família e o diagnóstico de deficiência. O tema foi abordado por meio do método bibliográfico em fonte digital, mais especificamente na biblioteca eletrônica do site Scielo. O problema de pesquisa apresenta-se da seguinte forma: O que as produções acadêmicas, tem apresentado acerca da família e o diagnóstico de deficiência? O objetivo geral visa conhecer o que dizem as publicações da referida biblioteca eletrônica acerca do diagnóstico de deficiência na família. Como objetivos específicos propôs-se: identificar quais publicações desta biblioteca abordam temáticas acerca do diagnóstico de deficiência na família e apresentar de que forma essa temática é mencionada nessas publicações . Como resultado de pesquisa obtiveram-se informações acerca dos sentimentos de raiva, negação e culpa exper ienciados pela família ao receberem o diagnóstico de deficiência, das possíveis alterações na rotina familiar e da expectativa que os familiares apresentam em torno dos profissionais envolvidos. Concluiu-se que a família após superar as emoções sentidas no momento do diagnóstico, consegue estabelecer o vínculo e atender a crianças em suas demandas funcionais e emocionais. A mãe é sempre quem fica com a maior parte dos cuidados, os irmãos sofrem, porém se reestabelecem espontaneamente. A rotina familiar é sempre alterada, os familiares precisam assumir novos papéis. Existe a necessidade de melhorar a qualificação dos profissionais para que esses possam auxiliar as famílias na compreensão dos sentimentos anteriormente mencionados. Sugerem-se mais estudos com essa abordagem para possibilitar que estes, possam ampliar seus conhecimentos por meio de uma formação mais qualificada, isto é, mais humanizada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto