dc.contributor.advisor | Azambuja, Guacira de | |
dc.creator | Pereira, Eliane Bianchin | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T16:35:56Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T16:35:56Z | |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16465 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | The present work presented as central theme, the family and the diagnosis of
disability. The theme was approached through the bibliographic method in digital
source, specifically in the electronic library of the site Scielo. The research problem is
presented in such way: What academic productions have been presented about the
family and the diagnosis of disability? The general objective aims to know what bring
the publications of the electronic library concerning to the diagnosis of disability in the
family. As specific objectives it proposes: to identify which publications of this library
approach themes about the diagnosis of disability in the family and to present how
this theme is mentioned in these publications. As result, the present research
obtained information about feelings of anger, denial and guilt experienced by the
family when they received the diagnosis of disability, of possible changes in the
family routine and the expectation that the relatives present to the professionals
involved. It was concluded that the family after overcoming the emotions felt at the
time of diagnosis, can establish the union and to support the children in their
functional and emotional demands. The mother is always the one who gets the most
care, the brothers suffer, but they spontaneously reestablish themselves. The family
routine is always changed, the family members have to take on new roles. There is
the necessity to improve the qualification of professionals, thus they can assist
families in understanding the feelings previously mentioned. More studies are
suggested with this approach to enable them to expand their knowledge through a
more qualified training, that means, more humanized. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Diagnosis | eng |
dc.subject | Deficiency | eng |
dc.title | O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico clínico de deficiência | por |
dc.title.alternative | What academic productions bring about the family and the Clinical diagnosis of disability | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | Apresentam-se como temática central a família e o diagnóstico de deficiência. O tema foi abordado
por meio do método bibliográfico em fonte digital, mais especificamente na biblioteca eletrônica do
site Scielo. O problema de pesquisa apresenta-se da seguinte forma: O que as produções
acadêmicas, tem apresentado acerca da família e o diagnóstico de deficiência? O objetivo geral visa
conhecer o que dizem as publicações da referida biblioteca eletrônica acerca do diagnóstico de
deficiência na família. Como objetivos específicos propôs-se: identificar quais publicações desta
biblioteca abordam temáticas acerca do diagnóstico de deficiência na família e apresentar de que
forma essa temática é mencionada nessas publicações . Como resultado de pesquisa obtiveram-se
informações acerca dos sentimentos de raiva, negação e culpa exper ienciados pela família ao
receberem o diagnóstico de deficiência, das possíveis alterações na rotina familiar e da expectativa
que os familiares apresentam em torno dos profissionais envolvidos. Concluiu-se que a família após
superar as emoções sentidas no momento do diagnóstico, consegue estabelecer o vínculo e atender
a crianças em suas demandas funcionais e emocionais. A mãe é sempre quem fica com a maior parte
dos cuidados, os irmãos sofrem, porém se reestabelecem espontaneamente. A rotina familiar é
sempre alterada, os familiares precisam assumir novos papéis. Existe a necessidade de melhorar a
qualificação dos profissionais para que esses possam auxiliar as famílias na compreensão dos
sentimentos anteriormente mencionados. Sugerem-se mais estudos com essa abordagem para
possibilitar que estes, possam ampliar seus conhecimentos por meio de uma formação mais
qualificada, isto é, mais humanizada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |