dc.creator | Tavares, Enéias Farias | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T17:01:02Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T17:01:02Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Enéias Farias. Literatura e artes visuais no contexto greco-latino e na modernidade. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16467 | |
dc.description | Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Português e Literaturas | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Literatura greco-latina | por |
dc.title | Literatura e artes visuais no contexto greco-latino e na modernidade | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Literatura e Artes Visuais no Contexto Greco-Latino e na Modernidade Literatura, tem o objetivo de refletir sobre a relação entre literatura e artes visuais no cenário greco-latino e na modernidade, estudando autores, gêneros e mitos literários, em contraste com as releituras empreendidas por artesãos, escultores e pintores. Literatura e Pintura foram consideradas no século 18 como “artes irmãs”. Entretanto, a tentativa de aproximação entre essas artes vem desde a antiguidade clássica. Nesse sentido, as ecfrases e símiles da poesia épica já prenunciavam, ao menos no campo da literatura, um texto que almejava “ser imagem”. Por sua vez, os comentários do poeta grego Simônides e do latino Horácio sobre as proximidades entre poesia e pintura, que culminam na expressão Ut Pictura Poesis (“Da Poesia como Pintura”), revelam a aproximação entre escritores e artistas. Essa disciplina objetiva estudar essa relação centrando-se em exemplos específicos do contexto grego e latino e do cenário neoclássico e romântico europeu. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS | por |