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dc.contributor.advisorMorgenstern, Juliane Marschall
dc.creatorDutra, Simone Arruda
dc.date.accessioned2016-05-25T12:22:19Z
dc.date.available2016-05-25T12:22:19Z
dc.date.issued2010-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1646
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research has the pretension of discussing the resources and accessibility of deaf students in a municipal high school in the municipal district of Gravatai. In this sense, it intends to trouble the speeches which permeate the relations of ability and knowledge, orientation, normality, deaf alteration among deaf students and hearing students. By means of this paper, it was possible to build a debate surrounding the representations about the deaf person as a subject, his/her conceptions, from the differences and acknowledging to the right to education to all people, to school knowledge, in an effective and qualified way. In this sense, it intends to trouble the speeches which permeate the relations of ability and knowledge, orientation, normality, deaf alteration among deaf students and hearing to school knowledge, in an effective and qualified way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectRight to educationeng
dc.titleRefletindo a inclusão de alunos surdos no ensino médiopor
dc.title.alternativeRefleting the inclusion of deaf people in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Gravataí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem a pretensão de discutir a inclusão de alunos surdos em uma Escola Municipal de Ensino Médio do município de Gravataí. Nesse sentido, pretende problematizar sobre as adequações elencadas como necessárias e importantes ao funcionamento e execução deste projeto de inclusão na escola. Também se pôde construir um debate acerca das representações sobre o surdo como sujeito, suas concepções, partindo das diferenças e reconhecendo o direito de todos à educação, aos saberes escolares, de forma efetiva e qualificada. A proposta de trabalho é a de investigar como os alunos surdos, incluídos na rede regular de ensino, percebem esse processo de inclusão. A Educação Inclusiva é uma realidade e deve ser investigada de forma a contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais que atendam, efetivamente, às necessidades educacionais desses indivíduos, em busca de sua equidade social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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