dc.contributor.advisor | Morgenstern, Juliane Marschall | |
dc.creator | Dutra, Simone Arruda | |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T12:22:19Z | |
dc.date.available | 2016-05-25T12:22:19Z | |
dc.date.issued | 2010-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1646 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research has the pretension of discussing the resources and accessibility
of deaf students in a municipal high school in the municipal district of Gravatai. In this
sense, it intends to trouble the speeches which permeate the relations of ability and
knowledge, orientation, normality, deaf alteration among deaf students and hearing
students. By means of this paper, it was possible to build a debate surrounding the
representations about the deaf person as a subject, his/her conceptions, from the
differences and acknowledging to the right to education to all people, to school
knowledge, in an effective and qualified way. In this sense, it intends to trouble the
speeches which permeate the relations of ability and knowledge, orientation, normality,
deaf alteration among deaf students and hearing to school knowledge, in an effective
and qualified way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Direito à educação | por |
dc.subject | Alunos surdos | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Right to education | eng |
dc.title | Refletindo a inclusão de alunos surdos no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Refleting the inclusion of deaf people in high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem a pretensão de discutir a inclusão de alunos surdos em uma
Escola Municipal de Ensino Médio do município de Gravataí. Nesse sentido, pretende
problematizar sobre as adequações elencadas como necessárias e importantes ao
funcionamento e execução deste projeto de inclusão na escola. Também se pôde
construir um debate acerca das representações sobre o surdo como sujeito, suas
concepções, partindo das diferenças e reconhecendo o direito de todos à educação,
aos saberes escolares, de forma efetiva e qualificada. A proposta de trabalho é a de
investigar como os alunos surdos, incluídos na rede regular de ensino, percebem esse
processo de inclusão. A Educação Inclusiva é uma realidade e deve ser investigada de
forma a contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais que atendam,
efetivamente, às necessidades educacionais desses indivíduos, em busca de sua
equidade social. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |