Show simple item record

dc.creatorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.date.accessioned2019-05-08T17:47:30Z
dc.date.available2019-05-08T17:47:30Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationTREVISAN, Tatiana Valéria et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471
dc.descriptionMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturaspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleSociologia da educaçãopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia da Educação; Delimitar e compreender o papel da Sociologia frente ao estudo dos fatos sociais na visão durkheiminiana; e Identificar o papel da educação como instância social. Na unidade B, Marx: sociedade e educação no mundo industrial tem o objetivo de conhecer a teoria de Karl Marx, identificando e compreendendo seus principais conceitos a respeito da sociedade; Apontar a relação entre as formas de consciência e o mundo do trabalho; Delinear o papel da educação, na concepção marxista, como forma de romper a alienação provocada pelo capitalismo. Na unidade C, Sociedade, educação e desencantamento tem o objetivo de conhecer a teoria crítica de Max Weber, analisando um dos principais pensamentos da Sociologia Clássica e sua compreensão sobre a educação no mundo contemporâneo; Desenvolver o pensamento crítico sobre a sociedade em que vivemos, tendo como base as explicações teóricas de Max Weber; Analisar a educação contemporânea à luz das compreensões de Weber a respeito da racionalização da sociedade moderna e conseqüente burocratização, em que a educação tende a ser regida pela pedagogia do treinamento. Na unidade D, Três teóricos do século XX e a educação tem o objetivo de relacionar os pensamentos de Bourdieu, Gramsci e Mannheim com os autores clássicos: Durkheim, Marx e Weber; Perceber o enfoque dado pelos autores do século XX à Educação. Por fim, na unidade E, Características sociológicas da sociedade brasileira tem o objetivo de conhecer o desenvolvimento histórico-social da Sociologia no Brasil; Destacar a virada do paradigma cultural como forma de reconhecimento das diferenças para a formação das identidades culturais; Compreender as configurações do contexto atual e sua relação com a Sociologia da Educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.