dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Schmitt, Andreza Gressana | |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T12:12:56Z | |
dc.date.available | 2019-05-09T12:12:56Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16493 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the school community participation in class
council contributes to the realization of a democratic administration in a State School
of Basic Education in the city Sapucaia do Sul/RS. To perform the work,
methodologically resorted to documentary analysis os the School Rules and
questionnaires the management team, teachers, parents and students. It is
perceived that the practice of participatory class council there is great potential to
bring the community into the school and thus turn it into a democratic space that
everyone can contribute. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Conselho de classe participativo | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.subject | Class council participatores | eng |
dc.title | A efetivação da gestão democrática: análise da participação da comunidade escolar no conselho de classe participativo | por |
dc.title.alternative | The effective democratic management: analysis of school community participation in the council participatory class | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo em questão teve como objetivo analisar se a participação da
comunidade escolar no conselho de classe contribui para a efetivação de uma
gestão democrática em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, na cidade de
Sapucaia do Sul/RS. Para realização do trabalho, metodologicamente recorreu-se a
análise documental do Regimento Escolar e aplicação de questionários a equipe
diretiva, professores, pais e alunos. Percebe-se que com a prática do conselho de
classe participativo há grandes possibilidades de se trazer a comunidade para
dentro da escola e assim, transformá-la num espaço democrático em que todos
possam contribuir. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |