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dc.contributor.advisorSouza, Edna Marcia de
dc.creatorSilva, Maria Glaci Pereira da
dc.date.accessioned2019-05-10T15:27:30Z
dc.date.available2019-05-10T15:27:30Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16522
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) norteia este trabalho. Procura-se colocar em evidência toda sua contribuição para o letramento e aprendizagem do aluno surdo no caminho de sua inclusão social e verificar o que as escolas estão fazendo para se ajustar a esta realidade. Aderir a este sistema como método mais prudente no ensino desses alunos, requer, obviamente, uma nova conduta do professor, que precisará adequar-se a esta situação. As informações para análise foram obtidas junto a fontes fidedignas de obras de autores especialistas no tema. No aspecto espacial, abrangeu a história antiga e atual dos surdos, tendo como pano de fundo cenários do ensino pedagógico para surdos no Brasil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.titleLibras como instrumento de inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) norteia este trabalho. Procura-se colocar em evidência toda sua contribuição para o letramento e aprendizagem do aluno surdo no caminho de sua inclusão social e verificar o que as escolas estão fazendo para se ajustar a esta realidade. Aderir a este sistema como método mais prudente no ensino desses alunos, requer, obviamente, uma nova conduta do professor, que precisará adequar-se a esta situação. As informações para análise foram obtidas junto a fontes fidedignas de obras de autores especialistas no tema. No aspecto espacial, abrangeu a história antiga e atual dos surdos, tendo como pano de fundo cenários do ensino pedagógico para surdos no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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