dc.contributor.advisor | Souza, Edna Marcia de | |
dc.creator | Silva, Maria Glaci Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T15:27:30Z | |
dc.date.available | 2019-05-10T15:27:30Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16522 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos
surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo
de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) norteia
este trabalho. Procura-se colocar em evidência toda sua contribuição para o
letramento e aprendizagem do aluno surdo no caminho de sua inclusão social e
verificar o que as escolas estão fazendo para se ajustar a esta realidade. Aderir a
este sistema como método mais prudente no ensino desses alunos, requer,
obviamente, uma nova conduta do professor, que precisará adequar-se a esta
situação. As informações para análise foram obtidas junto a fontes fidedignas de
obras de autores especialistas no tema. No aspecto espacial, abrangeu a história
antiga e atual dos surdos, tendo como pano de fundo cenários do ensino pedagógico
para surdos no Brasil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Surdo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Papel do professor | por |
dc.title | Libras como instrumento de inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos
surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo
de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) norteia
este trabalho. Procura-se colocar em evidência toda sua contribuição para o
letramento e aprendizagem do aluno surdo no caminho de sua inclusão social e
verificar o que as escolas estão fazendo para se ajustar a esta realidade. Aderir a
este sistema como método mais prudente no ensino desses alunos, requer,
obviamente, uma nova conduta do professor, que precisará adequar-se a esta
situação. As informações para análise foram obtidas junto a fontes fidedignas de
obras de autores especialistas no tema. No aspecto espacial, abrangeu a história
antiga e atual dos surdos, tendo como pano de fundo cenários do ensino pedagógico
para surdos no Brasil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |