Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGai, Daniele Noal
dc.creatorSantos, Adalzisa Ramos dos
dc.date.accessioned2019-05-13T14:49:59Z
dc.date.available2019-05-13T14:49:59Z
dc.date.issued2011-01-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16539
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractDeafness, Identity and Culture in the Context of the Brazilian Language of Signals are the boarded subject in this research that has as objective to perceive the existing relation between deaf identity and the language of signals, tied to the question of the deaf culture and its devices. Carried through by means of documentary bibliographical research and about the subject in deaf question, writings and stories in they help to understand them the deaf people and its specific necessities for a different bias of the one of the pathology of the deficiency that neutralizes the differences in function of the ideology listener. The Brazilian Language of Signals - POUNDS are presented as agregator element of the deaf especificities, used in joint with the deaf communication, culture, identity, pedagogy and experiences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectLanguage of signalseng
dc.titleSurdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinaispor
dc.title.alternativeDeafness, identity and culture in the context of the Brazilian Language of Signalseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoSurdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão da cultura surda e seus artefatos. Realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental a cerca do tema em questão, escritos e relatos surdos nos ajudam a entender os surdos e suas necessidades específicas por um viés diferente do da patologia da deficiência que neutraliza as diferenças em função da ideologia ouvinte. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é apresentada como elemento agregador das especificidades surdas, utilizada em articulação com a comunicação, cultura, identidade, pedagogia e vivências surdas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto