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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSiqueira, Jossane Carvalho Maia
dc.date.accessioned2019-05-14T12:09:51Z
dc.date.available2019-05-14T12:09:51Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16548
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleGestão democrática: no dia-a-dia das escolas possibilidades para a educação especialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio Bonito, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho vem mostrar a importância da gestão democrática para um trabalho na área da educação especial, a qual vem sendo amplamente debatida nos últimos anos como forma de fazer com que as mais diversas vozes encontradas no interior de uma escola sejam realmente ouvidas e conscientizadas para uma visão da educação especial. Com isso, teve-se como objetivo geral retratar alguns aspectos da realidade dos professores e diretores em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, contextualizando com a gestão educacional. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, e para a coleta de dados realizou observações diretas e entrevistas com alguns professores e diretores de quatros instituições do município de Rio Bonito/RJ. Com a realização do estudo ficou evidente que as professoras não têm a exata compreensão da dimensão do processo inclusivo, mesmo que em alguns pontos elas se aproximem do que vem sendo debatido pelos especialistas. Por isso, ainda trazem em seu discurso muitas representações equivocadas que estão presentes na nossa sociedade sobre as pessoas com necessidades especiais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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