dc.contributor.advisor | Morais, Mônica Zavacki de | |
dc.creator | Souza, Déia dos Santos de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T12:30:06Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T12:30:06Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16550 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Estratégias para introdução da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema e objetivo deste artigo é problematizar as práticas lingüísticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo é a pesquisa bibliográfica, baseada em obras já editadas sobre o assunto. A Língua Brasileira de Sinais se desenvolveu a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Segundo a legislação vigente, a Libras se constitui em um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. Na educação de alunos surdos, a língua inicial deve ser a língua de sinais, pois possibilita a estimulação da comunicação inicial na escola, pois os surdos possuem um bloqueio para a aquisição natural de uma linguagem oral. O dever dos educadores é amenizar as barreiras de acessibilidade às situações discursivas entre o professor e o aluno, oferecendo suporte teórico e metodológico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |