dc.contributor.advisor | Gomes, Caio Cesar Piffero | |
dc.creator | Souza, Luciane Gubert de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T13:43:15Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T13:43:15Z | |
dc.date.issued | 2010-11-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16552 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam
melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. A pesquisa foi baseada na
realidade de uma escola do município de Osório, tendo como pessoas entrevistadas,
profissionais da educação e realizada observação de pais e professores da referida
escola. Este artigo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo onde
foram utilizados livros e artigos publicados, assim como entrevistas com profissionais
da área da educação (professores, corpo diretivo), acompanhamento diário através de
observações diretas em aula. Constata-se que a hiperatividade se evidencia no período
escolar, onde é exigido do aluno um nível de concentração maior para aprender. A
escola precisa repensar seu cotidiano escolar, para que haja uma integração desses
alunos no seu contexto escolar, tanto no aspecto cognitivo como no social, considerando
que a inclusão é um direito de igualdades para todo o indivíduo. O diagnóstico clínico,
no entanto deve ser feito com base no histórico da criança. Também auxiliará aos pais,
pois nem sempre admitem que o filho como hiperativo, achando que a criança é esperta
demais e, por isso, está sempre interessado em novidades e explorando demais as
coisas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |