dc.contributor.advisor | Trevisan, Patrícia Farias Fantinel | |
dc.creator | Silva, Rogéria Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T14:47:14Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T14:47:14Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16557 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to discuss the views of deaf students entered high school in the
State School Ione Lewicki Cunha Melo and his vision for the work performed by their
teachers, using case studies through bibliographic references as a method of
education research that integrate deaf students. The discussion refers to the process
of inclusion / integration, highlighting the experiences of the students in this process,
seeking to discuss recent research about the subject, and cite the contribution of
educators involved with them. The school is a place of struggle, which explains their
perspectives and understanding of its relationship with society and culture, tends to
create conditions to refine the theoretical concept of educational inclusion. The
purpose of this paper is to analyze some aspects of public policy specifically for the
inclusion of the deaf. This discussion is built primarily from the redemption of many
experiences of these students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Alunos surdos | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Deaf students | eng |
dc.subject | Integration | eng |
dc.title | O aluno surdo na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo discutir a opinião dos alunos surdos
inseridos no Ensino Médio da Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo e a sua
visão quanto ao trabalho realizado pelos seus professores, utilizando estudo de
casos através de referenciais bibliográficos e descritivos, como método para
investigação da educação que integra alunos surdos. A discussão refere-se ao
processo de inclusão/integração, destacando as experiências vivenciadas pelos
alunos neste processo, procurando discutir recentes pesquisas que abordam o
assunto, bem como referenciar a contribuição de educadores envolvidos com os
mesmos. A escola se constitui num espaço de luta, que explicita suas perspectivas
de compreensão e sua relação com a sociedade e com a cultura, tende a criar
condições teóricas para refinar o conceito de inclusão educacional. A proposta do
presente trabalho é analisar alguns aspectos referentes às políticas públicas de
inclusão especificamente dos surdos. Essa discussão é construída essencialmente a
partir do resgate de muitas vivencias desses alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |