dc.contributor.advisor | Nardi, Laura Cristina | |
dc.creator | Sousa, Deusimar Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T13:48:26Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T13:48:26Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16603 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação regular | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.title | Conhecendo a educação especial do município de Pombal - PB | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pombal, PB, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo manifestar por meio de uma abordagem histórica da
Educação Especial, desde as civilizações antigas até a nossa, o contínuo e
gradativo avanço, apesar de ter sido de forma paulatina, dos olhares e
interpretações acerca desta modalidade de ensino tão evidente, discutida e
questionada pelas sociedades atuais. A pesquisa foi baseada em análises de
artigos acadêmicos diversos e num trabalho de campo direcionado a uma instituição
de nosso município que atende crianças com necessidades educacionais especiais.
Assim, o presente trabalho tem por finalidade expor uma abordagem histórica da
Educação Especial desde a antiguidade até nossos dias, apresentando uma
evolução desta modalidade de ensino. Analiso ainda algumas leis que contribuíram
bastante para concretizar essa evolução nas questões educacional e social e,
sobretudo, no que diz respeito às diferenças. Constata-se um movimento importante
em relação à inclusão, mas ainda observa-se resistência por parte de educadores e
governantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |