Gestão da inovação do modelo de negócios e desempenho inovador e sustentável
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2018-03-02Metadatos
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A inovação constitui o motor que gera o desenvolvimento das organizações na medida em que estas, inseridas em um mercado dinâmico e competitivo, dependem da criação de novas ideias que resultem em vantagens competitivas. Dessa forma, para que isso ocorra, várias estratégias inovadoras vêm sendo adotadas pelas empresas, como a inovação aberta (IA), que consiste na abertura dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Esse modelo de inovação, além de possibilitar que as organizações introduzam uma série de ativos do ambiente externo, tais como ideias, tecnologias, inovações e indivíduos, a fim de complementarem o conhecimento interno e obterem maior desempenho inovador, permite a exportação da tecnologia gerada internamente para o mercado. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de gestão de IA e a sua associação ao modelo de negócio e ao desempenho inovador e sustentável de empresas industriais brasileiras. Enquanto a gestão de IA foi analisada com base no estudo de Gomes (2007), o modelo de negócios foi averiguado com base nos estudos de Kneipp (2016), Taran, Boer e Lindgren (2015), Boons e Lüdeke-Freund (2013), Kiron et al. (2013) e Osterwalder e Pigneur (2011), e o desempenho inovador foi avaliado a partir das dimensões propostas por Gunday et al. (2011) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2005). Por sua vez, o desempenho sustentável foi mensurado a partir das dimensões do Global Reporting Initiative (GRI) (2015). Assim, esta pesquisa, caracterizada por ser de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, foi conduzida por meio de estudo de casos múltiplos com três empresas industriais dos setores de educação e saúde, papel e celulose e químico. Os resultados evidenciam que o nível de estruturação da gestão de fontes externas de informação tecnológica varia de acordo com a necessidade e a demanda específica de cada empresa. Em relação ao modelo de negócios, pode-se perceber que a inovação, a interação com os agentes externos e a sustentabilidade constituem a proposta de valor das empresas. Os achados sugerem, ainda, que, a partir da conectividade com as fontes externas e do atendimento aos critérios sustentáveis, as empresas passaram a obter desempenho inovador por intermédio do desenvolvimento de novos produtos e processos e de algumas ações pontuais em marketing e organizacionais, bem como desempenho sustentável. Com base em tais resultados, é possível confirmar o pressuposto de que as práticas de gestão de IA estão associadas ao modelo de negócios e ao desempenho inovador e sustentável em empresas industriais brasileiras.
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