dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Demichei, André Luis | |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T15:00:43Z | |
dc.date.available | 2016-06-01T15:00:43Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1663 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study had to aim verify the general conditions of conservation of some springs
and its riparian areas along to analyze the knowledge the way of adult education
students, learning night, belonging to the upper grades of elementary school “Padre
Reus” in the town of “Sapucaia do Sul” and confront practices that promote
environmental education or that fail to promote causing impacts on the environment.
It was raised a theoretical framework regarding the problem in question, if riparian
vegetation and water sources, where like a source of study in the town was used
“Morro de Sapucaia” PRNP, where there are three springs. It was analyzed in situ
these springs and their conservation status, along with students and faced with a
stream that crosses the urbanized area, this course which has their sources in the
PRNP, noted the impact that suffers from human action. Also a questionnaire was
administered for some teachers and students containing 10 questions that should be
answered in a qualitative way, without interference from researcher, these 55% of
teachers and 67% of students responded and gave the answers where can find that
most teachers and students have a good knowledge about what is riparian streams,
and know the importance of preserving them, but make a little or nothing to assist in
the improvement process for its preservation. It is clear that the practices of
environmental education are not being met, so there isn’t real capacity to spread
these ideas, it is not enough knowledge about the subject, it is need to apply it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Mata ciliar | por |
dc.subject | Nascentes | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title | Mata ciliar e as nascentes no município de Sapucaia do Sul – RS sob o olhar da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Riparian forest and the city of springs Sapucaia do Sul - RS look under the environmental education | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo geral verificar as condições de conservação de algumas nascentes e suas matas ciliares juntamente analisar o conhecimento de alunos da modalidade EJA, do ensino noturno, pertencentes as séries finais do ensino fundamental da E.M.E.F. Padre Reus no município de Sapucaia do Sul e confrontar com práticas de Educação Ambiental que promovam ou que deixam de promover cansando impactos ao meio ambiente. Foi levantado um referencial teórico acerca da problemática em questão, no caso mata ciliar e nascentes, onde como fonte de estudo no município foi utilizado a RPPN Morro de Sapucaia, onde existem 5 nascentes. Foi-se analisado in loco estas nascentes e seu estado de conservação, juntamente com alunos e confrontado com um curso de água que cruza a área urbanizada, curso este que possui suas nascentes na RPPN, observado o impacto que sofre com a ação humana. Também foi aplicado um questionário para alguns professores e alunos contendo 10 questões que deveriam ser respondidas de forma qualitativa, sem a interferência do pesquisador, destes 55% dos professores e 67% dos alunos responderam e entregaram as respostas onde pode-se constatar que a maioria dos professores e alunos tem um bom conhecimento sobre o que são mata ciliar e nascentes e sabem da importância de conservá-las mas, pouco ou nada fazem para colaborar no processo de melhoria para a sua preservação. Fica claro que as práticas de Educação Ambiental não estão sendo atingidas, portanto não há uma real capacidade de propagação destas ideias, pois não basta o conhecimento sobre o assunto é preciso aplicá-lo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |