dc.creator | Almeida, Douglas Flores de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T14:50:45Z | |
dc.date.available | 2019-05-24T14:50:45Z | |
dc.date.issued | 2018-12-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16644 | |
dc.description.abstract | The external evaluation of undergraduate courses is an important component of the National System for the
Evaluation of Higher Education in Brazil (SINAES), constituting itself as an instrument to guarantee the
provision of quality higher education, and as a basis for the development of regulatory procedures for
authorization, recognition and renewal of course recognition. Thus, this paper presents a proposal for the
organization of external evaluation and regulation processes for undergraduate courses at the Federal University
of Santa Maria (UFSM). In order to do so, we sought to identify the main difficulties encountered by course
coordinators involved in these processes through semi-structured interviews. The interview script covered 21
questions regarding the coordinators' professional experience, their views on SINAES and the operationalization
of external evaluation and regulation processes. Subsequently, the interviews were analyzed based on the
technique of content analysis. The content analysis is a set of techniques of analysis of the communications that
aims to obtain by systematic procedures and objectives of description of the content of the messages that allow
the inference of knowledge regarding the conditions of production / reception of those messages. The obtained
results pointed to the identification of difficulties with the process of operationalization of the external
evaluations, as well as the lack of knowledge on the part of the coordinators interviewed in relation to the
SINAES. In addition, suggestions were made for the improvement of the organization of these processes and
were pointed out in the interviews. In addition to the interviews, the mapping of the regulatory processes of the
courses under the UFSM was done through the use of the Bizagi Process Modeler (BPMN) software, which
allowed the creation of the proposed flows for the better organization of the processes. Finally, a survey was
carried out on how to organize these processes in other Federal Institutions of Higher Education. Thus, the result
of the work culminated in the consolidation and presentation of a manual for the organization of regulatory
processes of undergraduate courses within the scope of UFSM. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SINAES | por |
dc.subject | Avaliação externa de curso | por |
dc.subject | Regulação | por |
dc.subject | External evaluation of course | eng |
dc.subject | Regulation | eng |
dc.title | Proposta de padronização dos processos regulatórios de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Proposta de padronização dos processos regulatórios de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A avaliação externa de cursos de graduação é um importante componente do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior brasileira (SINAES), constituindo-se como um instrumento para a garantia da oferta de um
ensino superior de qualidade, e servindo de base para o desenvolvimento dos processos regulatórios de
autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Assim, este trabalho apresenta uma
proposta de organização dos processos de avaliação externa e regulação dos cursos de graduação no âmbito da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, buscou-se identificar as principais dificuldades
encontradas por coordenadores de curso envolvidos nestes processos através de entrevistas semiestruturadas. O
roteiro da entrevistas contemplou 21 questões relativas à experiência profissional dos coordenadores, a suas
visões acerca do SINAES e a operacionalização dos processos de avaliação externa e regulação. Posteriormente,
as entrevistas foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. A análise de conteúdo é um conjunto
de técnicas de análise das comunicações que visa obter por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição
do conteúdo das mensagens que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de
produção/recepção dessas mensagens. O resultados obtidos apontaram para a identificação de dificuldades com o
processo de operacionalização das avaliações externas, bem como o desconhecimento por parte dos
coordenadores entrevistados em relação ao SINAES. Além disso, foram levantadas sugestões para a melhoria da
organização desses processos e que foram apontadas nas entrevistas. Além das entrevistas, foi realizado o
mapeamento dos processos regulatórios dos cursos no âmbito a UFSM, través da utilização do software Bizagi
Process Modeler (BPMN), o qual permitiu a criação dos fluxos propostos para a melhor organização dos
processos. Por fim, foi realizado um levantamento de como se procede a organização destes processos em outras
Instituições Federais de Ensino Superior. Assim, o resultado do trabalho culminou na consolidação e
apresentação de um manual para a organização de processos regulatórios de cursos de graduação no âmbito da
UFSM. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vey, Ivan Henrique | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0989193811736720 | por |
dc.contributor.referee1 | Vanti, Adolfo Alberto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7441849125904075 | por |
dc.contributor.referee2 | Perez-Soltero, Alonso | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7254455262320539 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1918419545017232 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |