dc.contributor.advisor | Moura, Gilnei Luiz de | |
dc.creator | Borges, Edison Luiz Pavão | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T15:14:50Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T15:14:50Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16670 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Cultural management of the Federal University of Santa Maria (UFSM) has been developed
based on national cultural policies and in line with the on going challenges in the Institutional
Development Plan (PDI) of the institution, enabling the UFSM, public entity, state
representative, can develop cultural diffusion strategies and approach to the community where
it operates. PDI enables through strategic planning, cultural management UFSM will achieve
its objectives and goals and together with the National Culture Plan which aims among other
factors institutional strengthening and policy development to ensure the constitutional right to
culture; the protection and promotion of cultural heritage and the ethnic, cultural and artistic
diversity. In this context, the objective of the research is to identify and describe how the
actions undertaken by the cultural management of the institution affect and cause positive
impacts on the people who benefit from the produced and managed culture in UFSM and also
propose the strengthening of the relationship between UFSM and the local community, so that
this integration between the public and the company is a promoter of knowledge, citizenship
and social welfare. The methodological study procedures characterized as being descriptive as
regards the classification. They used data come from reports obtained in Portals UFSM. The
results show that there is an important participation of the academic community in the
promotion and access to culture produced at the university and it is concluded that it is
important to be a greater agreement among the actions planned and executed by the cultural
management UFSM with cultural guidelines in force at the level institutional and national
levels. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão cultural | por |
dc.subject | Centro de convenções | por |
dc.subject | Aproximação com a comunidade | por |
dc.subject | Diretrizes culturais | por |
dc.subject | Cultural management | eng |
dc.subject | Social impact | eng |
dc.subject | Approach with the community | eng |
dc.subject | Cultural guidelines | eng |
dc.title | A gestão da política cultural da UFSM: o Centro de Convenções e o potencial de aproximação com a comunidade | por |
dc.title.alternative | The cultural policy management of UFSM: the Center of Conventions and the potential of approximation with the community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rosário do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem sendo desenvolvida
com base nas diretrizes nacionais de cultura e alinhada aos desafios constantes no Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, possibilitando que a UFSM, entidade
pública, representante do Estado, consiga desenvolver estratégias de difusão cultural e de
aproximação com a comunidade onde está inserida. O PDI possibilita que através do
planejamento estratégico, a gestão cultural da UFSM consiga atingir seus objetivos e metas
conjuntamente com o Plano Nacional de Cultura que visa entre outros fatores o
fortalecimento institucional e a definição de políticas que assegurem o direito constitucional à
cultura; a proteção e a promoção do patrimônio cultural e a diversidade étnica, artística e
cultural. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e descrever de que
forma as ações desenvolvidas pela gestão cultural da instituição afetam e causam impactos
positivos nas pessoas que se beneficiam da cultura produzida e gerida na UFSM e ainda
propor o fortalecimento da relação entre a UFSM e a comunidade local, para que essa
integração entre o setor público e a sociedade seja promotora de conhecimento, de cidadania e
de bem-estar social. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo como descritivo
no que se refere à classificação. Foram utilizados dados oriundos de relatórios obtidos nos
Portais da UFSM. Os resultados apontam que há uma participação importante da comunidade
acadêmica na promoção e no acesso a cultura produzida na universidade e conclui-se que é
importante haver uma maior concordância entre as ações planejadas e executadas pela gestão
cultural da UFSM com as diretrizes culturais vigentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |