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dc.contributor.advisorMoura, Gilnei Luiz de
dc.creatorBorges, Edison Luiz Pavão
dc.date.accessioned2019-05-27T15:14:50Z
dc.date.available2019-05-27T15:14:50Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16670
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractCultural management of the Federal University of Santa Maria (UFSM) has been developed based on national cultural policies and in line with the on going challenges in the Institutional Development Plan (PDI) of the institution, enabling the UFSM, public entity, state representative, can develop cultural diffusion strategies and approach to the community where it operates. PDI enables through strategic planning, cultural management UFSM will achieve its objectives and goals and together with the National Culture Plan which aims among other factors institutional strengthening and policy development to ensure the constitutional right to culture; the protection and promotion of cultural heritage and the ethnic, cultural and artistic diversity. In this context, the objective of the research is to identify and describe how the actions undertaken by the cultural management of the institution affect and cause positive impacts on the people who benefit from the produced and managed culture in UFSM and also propose the strengthening of the relationship between UFSM and the local community, so that this integration between the public and the company is a promoter of knowledge, citizenship and social welfare. The methodological study procedures characterized as being descriptive as regards the classification. They used data come from reports obtained in Portals UFSM. The results show that there is an important participation of the academic community in the promotion and access to culture produced at the university and it is concluded that it is important to be a greater agreement among the actions planned and executed by the cultural management UFSM with cultural guidelines in force at the level institutional and national levels.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão culturalpor
dc.subjectCentro de convençõespor
dc.subjectAproximação com a comunidadepor
dc.subjectDiretrizes culturaispor
dc.subjectCultural managementeng
dc.subjectSocial impacteng
dc.subjectApproach with the communityeng
dc.subjectCultural guidelineseng
dc.titleA gestão da política cultural da UFSM: o Centro de Convenções e o potencial de aproximação com a comunidadepor
dc.title.alternativeThe cultural policy management of UFSM: the Center of Conventions and the potential of approximation with the communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rosário do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoA gestão cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem sendo desenvolvida com base nas diretrizes nacionais de cultura e alinhada aos desafios constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, possibilitando que a UFSM, entidade pública, representante do Estado, consiga desenvolver estratégias de difusão cultural e de aproximação com a comunidade onde está inserida. O PDI possibilita que através do planejamento estratégico, a gestão cultural da UFSM consiga atingir seus objetivos e metas conjuntamente com o Plano Nacional de Cultura que visa entre outros fatores o fortalecimento institucional e a definição de políticas que assegurem o direito constitucional à cultura; a proteção e a promoção do patrimônio cultural e a diversidade étnica, artística e cultural. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e descrever de que forma as ações desenvolvidas pela gestão cultural da instituição afetam e causam impactos positivos nas pessoas que se beneficiam da cultura produzida e gerida na UFSM e ainda propor o fortalecimento da relação entre a UFSM e a comunidade local, para que essa integração entre o setor público e a sociedade seja promotora de conhecimento, de cidadania e de bem-estar social. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo como descritivo no que se refere à classificação. Foram utilizados dados oriundos de relatórios obtidos nos Portais da UFSM. Os resultados apontam que há uma participação importante da comunidade acadêmica na promoção e no acesso a cultura produzida na universidade e conclui-se que é importante haver uma maior concordância entre as ações planejadas e executadas pela gestão cultural da UFSM com as diretrizes culturais vigentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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