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dc.contributor.advisorGracioli, Cibele Rosa
dc.creatorSilveira, Geizon Oliveira da
dc.date.accessioned2019-05-28T13:07:17Z
dc.date.available2019-05-28T13:07:17Z
dc.date.issued2018-11-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16677
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractPublic Environmental Education policies are needed in a society that urgently needs to be aware of change. This study aims to analyze the municipalities of Vale do Jaguari - RS and verify if they are developing public policies of environmental education through educational actions and practices aimed at the community. In a qualitative approach, a questionnaire was applied to the public agents of the environmental sectors of the nine municipalities that make up the region. The questionnaire with three questions served to identify municipalities with public environmental education policies, their programs, projects and actions, as well as the perception of public agents about these policies. As a result, the participation of six of the nine municipalities, where only one has environmental education instituted by law, has been included in other documents. Three municipalities have an environmental education program, and isolated action is the way it happens most in these municipalities. Public agents understand by municipal public policy of environmental education the action or program developed by the public power through the law, regulations or formal procedures for society as a way of raising awareness, preserving, preserving and protecting the environment. It is concluded that transforming environmental education into an instituted public policy is still little accomplished in the municipalities and that it is a slow, permanent and continuous process, not only depending on the public power, but also on society. Environmental Education needs to be seen as a necessity of society through a diagnosis that meets demand effectively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectVale do Jaguaripor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectJaguari Valleyeng
dc.titlePolíticas públicas de educação ambiental nos municípios do Vale do Jaguari - RSpor
dc.title.alternativePublic policies on environmental education in the municipalities of the Jaguari Valley - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoPolíticas Públicas de Educação Ambiental são necessárias em uma sociedade que precisa urgentemente ter consciência para mudança. Este estudo tem como objetivo analisar os municípios do Vale do Jaguari - RS e verificar se estão desenvolvendo políticas públicas de educação ambiental através de ações e práticas educativas voltadas para a coletividade. Em uma abordagem qualitativa foi aplicado questionário aos agentes públicos dos setores de meio ambiente dos nove municípios que formam a região. O questionário com três questões serviu para conhecer os municípios com políticas públicas de educação ambiental instituídas, seus programas, projetos e ações, além da percepção dos agentes públicos sobre essas políticas. Como resultado obteve-se a participação de seis dos nove municípios, onde apenas um dispõe de educação ambiental instituída em lei, sendo que nos demais está inserida em outros documentos. Três municípios possuem programa de educação ambiental, e ação isolada é a forma como mais acontece nesses municípios. Os agentes públicos entendem por política pública municipal de educação ambiental a ação ou programa desenvolvido pelo poder público através da lei, regramentos ou procedimentos formais para sociedade como forma de conscientizar, conservar, preservar e proteger o meio ambiente. Conclui-se que transformar educação ambiental em uma política pública instituída é algo ainda pouco realizado nos municípios e que é um processo lento, permanente e contínuo, não dependendo apenas do poder público, mas também da sociedade. A Educação Ambiental precisa ser vista como necessidade da sociedade através de um diagnóstico atendendo a demanda de forma eficaz.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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