dc.contributor.advisor | Gracioli, Cibele Rosa | |
dc.creator | Silveira, Geizon Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T13:07:17Z | |
dc.date.available | 2019-05-28T13:07:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16677 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Public Environmental Education policies are needed in a society that urgently needs to be aware of
change. This study aims to analyze the municipalities of Vale do Jaguari - RS and verify if they are
developing public policies of environmental education through educational actions and practices
aimed at the community. In a qualitative approach, a questionnaire was applied to the public agents of
the environmental sectors of the nine municipalities that make up the region. The questionnaire with
three questions served to identify municipalities with public environmental education policies, their
programs, projects and actions, as well as the perception of public agents about these policies. As a
result, the participation of six of the nine municipalities, where only one has environmental education
instituted by law, has been included in other documents. Three municipalities have an environmental
education program, and isolated action is the way it happens most in these municipalities. Public
agents understand by municipal public policy of environmental education the action or program
developed by the public power through the law, regulations or formal procedures for society as a way
of raising awareness, preserving, preserving and protecting the environment. It is concluded that
transforming environmental education into an instituted public policy is still little accomplished in the
municipalities and that it is a slow, permanent and continuous process, not only depending on the
public power, but also on society. Environmental Education needs to be seen as a necessity of society
through a diagnosis that meets demand effectively. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Vale do Jaguari | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Jaguari Valley | eng |
dc.title | Políticas públicas de educação ambiental nos municípios do Vale do Jaguari - RS | por |
dc.title.alternative | Public policies on environmental education in the municipalities of the Jaguari Valley - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Políticas Públicas de Educação Ambiental são necessárias em uma sociedade que precisa
urgentemente ter consciência para mudança. Este estudo tem como objetivo analisar os municípios
do Vale do Jaguari - RS e verificar se estão desenvolvendo políticas públicas de educação ambiental
através de ações e práticas educativas voltadas para a coletividade. Em uma abordagem qualitativa
foi aplicado questionário aos agentes públicos dos setores de meio ambiente dos nove municípios
que formam a região. O questionário com três questões serviu para conhecer os municípios com
políticas públicas de educação ambiental instituídas, seus programas, projetos e ações, além da
percepção dos agentes públicos sobre essas políticas. Como resultado obteve-se a participação de
seis dos nove municípios, onde apenas um dispõe de educação ambiental instituída em lei, sendo
que nos demais está inserida em outros documentos. Três municípios possuem programa de
educação ambiental, e ação isolada é a forma como mais acontece nesses municípios. Os agentes
públicos entendem por política pública municipal de educação ambiental a ação ou programa
desenvolvido pelo poder público através da lei, regramentos ou procedimentos formais para
sociedade como forma de conscientizar, conservar, preservar e proteger o meio ambiente. Conclui-se
que transformar educação ambiental em uma política pública instituída é algo ainda pouco realizado
nos municípios e que é um processo lento, permanente e contínuo, não dependendo apenas do
poder público, mas também da sociedade. A Educação Ambiental precisa ser vista como
necessidade da sociedade através de um diagnóstico atendendo a demanda de forma eficaz. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |