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dc.contributor.advisorSilva, André Luís da
dc.creatorTedesco, Halisson
dc.date.accessioned2019-05-28T16:56:48Z
dc.date.available2019-05-28T16:56:48Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16686
dc.descriptionTrabalho de Graduação de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work provides as main contribution the determination of the position, velocity and attitude of a fixed wing type remotely piloted aircraft (RPA). The integration of MEMS type inercial (Micro-Electro-Mechanical Systems) with GPS data are presented and analyzed. The extended kalman filter (EKF) technique was used for sensory fusion. The EKF is a recursive data processing algorithm that combines all available measurements, regardless of their accuracy, in order to estimate the current value of the variables of interest. The algorithm was implemented in MATLAB language, and simulation and testing using the graphical programming language, SIMULINK. Attitude was determined implicitly with the Kalman filter and explicitly with the TRIAD method. Results with and without noise were also determined.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNavegação inercialpor
dc.subjectARPpor
dc.subjectFusão sensorialpor
dc.subjectFiltro de Kalman estendidopor
dc.subjectInertial navigationeng
dc.subjectSensory fusioneng
dc.subjectExtended Kalman filtereng
dc.titleDeterminação das variáveis de navegação de um ARP asa fixa com fusão de dados de unidade inercial, gps e método triadpor
dc.title.alternativeDetermination of navigation variables of a fixed wing rpa with fusion of inertial unit data, gps and triad methodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoEste trabalho trata do desenvolvimento de um algoritmo de fusão de dados para a determinação de posição, velocidade e atitude de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) do tipo asa fixa. É feita a integração de sensores inerciais do tipo MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) com dados de GPS. Foi usada a técnica de filtro de Kalman (EKF) estendido para a fusão sensorial. O EKF é um algoritmo recursivo de processamento de dados que combina todas as medições disponíveis, independente de sua precisão, a fim de estimar o valor atual das variáveis de interesse. O algoritmo foi programado em MATLAB e testado por simulação através do Simulink . A Atitude foi determinada de maneira implícita com o filtro de Kalman e de maneira explicita com o método TRIAD. Resultados com e sem ruídos foram determinados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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