dc.contributor.advisor | Silva, André Luís da | |
dc.creator | Tedesco, Halisson | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T16:56:48Z | |
dc.date.available | 2019-05-28T16:56:48Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16686 | |
dc.description | Trabalho de Graduação de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work provides as main contribution the determination of the position, velocity and
attitude of a fixed wing type remotely piloted aircraft (RPA). The integration of MEMS type
inercial (Micro-Electro-Mechanical Systems) with GPS data are presented and analyzed. The
extended kalman filter (EKF) technique was used for sensory fusion. The EKF is a recursive
data processing algorithm that combines all available measurements, regardless of their accuracy,
in order to estimate the current value of the variables of interest. The algorithm was implemented
in MATLAB language, and simulation and testing using the graphical programming
language, SIMULINK. Attitude was determined implicitly with the Kalman filter and explicitly
with the TRIAD method. Results with and without noise were also determined. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Navegação inercial | por |
dc.subject | ARP | por |
dc.subject | Fusão sensorial | por |
dc.subject | Filtro de Kalman estendido | por |
dc.subject | Inertial navigation | eng |
dc.subject | Sensory fusion | eng |
dc.subject | Extended Kalman filter | eng |
dc.title | Determinação das variáveis de navegação de um ARP asa fixa com fusão de dados de unidade inercial, gps e método triad | por |
dc.title.alternative | Determination of navigation variables of a fixed wing rpa with fusion of inertial unit data, gps and triad method | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata do desenvolvimento de um algoritmo de fusão de dados para a determinação
de posição, velocidade e atitude de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) do tipo
asa fixa. É feita a integração de sensores inerciais do tipo MEMS (Micro-Electro-Mechanical
Systems) com dados de GPS. Foi usada a técnica de filtro de Kalman (EKF) estendido para
a fusão sensorial. O EKF é um algoritmo recursivo de processamento de dados que combina
todas as medições disponíveis, independente de sua precisão, a fim de estimar o valor atual
das variáveis de interesse. O algoritmo foi programado em MATLAB e testado por simulação
através do Simulink . A Atitude foi determinada de maneira implícita com o filtro de Kalman e
de maneira explicita com o método TRIAD. Resultados com e sem ruídos foram determinados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |