Habitar somático: um corpo que abre os poros para ver (-se) a partir de sua dança/performance
Abstract
No presente trabalho busco discutir a respeito do corpo em performance como uma
experiência que propicia a ampliação das formas de ver/sentir a si próprio e ao outro. Tratase
de uma pesquisa-arte por meio de uma poética em dança e performance arte. Abordo a
performance como prática artística que permite problematizar a forma como constroem-se
os corpos e as maneiras de olhar e ser olhado por esses corpos que são constituídos. Para
tanto busco uma aproximação de áreas do conhecimento como a Educação Somática e os
Estudos da Cultura Visual. A primeira além de ser utilizada como preparação corporal
durante a pesquisa, permite importantes reflexões a respeito do corpo opondo-se à
dicotomia corpo e mente, admitindo que sejam expandidas propriocepção, percepção e com
isso a expressividade. A segunda área diz respeito às imagens que são produzidas nos atos
performativos, bem como as que foram escolhidas-(re)criadas no presente trabalho.
Imagens que são capazes de afetar o sujeito que as produz assim como aquele que
permite-se afetar pelas mesmas. O desenvolvimento de performances e a reflexão sobre as
mesmas é o mote do trabalho pelo qual a experiência se estabelece. Neste sentido, a
metodologia do trabalho admitiu a prática como pesquisa, por isso, utilizo os pressupostos
da Pesquisa Somático-Performativa, formulada por Fernandes (2012, 2014, 2015). Assim
sendo, a elaboração textual desencadeou uma escrita performativa que pretende apresentar
os caminhos metodológicos percorridos no processo investigativo.
Collections
The following license files are associated with this item: