dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Santos, André Luis Matos dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T13:08:39Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T13:08:39Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16720 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Ciências | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rio Bonito, RJ, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma
realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi
realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores de Ciências frente à
sua formação acadêmica, assim como seu preparo e a adaptação de suas aulas
para a inclusão de alunos com Déficit Cognitivo (DC): currículo e avaliação. Para tal,
foram desenvolvidos dois momentos que se complementaram. Primeiro, uma visão
geral do assunto por pesquisa bibliográfica. Segundo, a realização e análise de uma
pesquisa de campo, do tipo questionários, com professores de Ciências em escolas
particulares e públicas, do município de Rio Bonito – RJ. Os questionários foram
realizadas no período compreendido entre novembro de 2009 e dezembro de 2009.
Os questionários foram entregues em novembro nas escolas e buscados para
análises dos dados em dezembro. Neste trabalho ficou constatada a falta de
clientela ou pelo menos a falta de interesse dos professores para se aprofundarem
no tema. O estudo foi um marco na pesquisa da inclusão do aluno com DC em Rio
Bonito. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |