Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, João Carlos Gilli
dc.creatorSantos, Thanise Azzolin dos
dc.date.accessioned2019-06-03T14:41:10Z
dc.date.available2019-06-03T14:41:10Z
dc.date.issued2012-01-04
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16725
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis work presents a study about an approach to the history of mathematics in didactic activities performed by Miguel (1993). Besides, presents an analysis of three didactic books of Mathematics, dedicated to the ninth year of Basics Education, based on the Vianna’s suggested categorization (2000). From the study and analysis, discussed above, were prepared didactic activities about eight themes studied during the ninth year (scientific notation and power; power proprieties; square root; Cartesian coordinate system; Thales’ theorem; similar triangles; area and perimeter; sine and cosine functions) in order to help ninth year of Basics Education teachers of mathematics. At the end of this work, it was found that history of mathematics is insufficiently discussed in the analyzed textbooks. With respect to the synthesis made about the study of Miguel (1993), which presents thirteen roles for history of mathematics, there is a preference for the history of mathematics role such as History-Meaning. To which was employed as the basis for the elaboration of didactic activities developed in the monograph.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectMathematics historyeng
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.subjectDidactic textbookseng
dc.titleSobre a utilização da história da matemática em atividades didáticas para o nono ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeAbout the use of history of the mathematics in didactic activities for the ninth year of basics educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo sobre a abordagem da História da Matemática em atividades didáticas feita por Miguel (1993). Além disso, apresenta uma análise de três livros didáticos de Matemática, para turmas de nono ano do Ensino Fundamental, baseada na categorização sugerida por Vianna (2000). A partir do estudo e da análise, anteriormente citados, foram elaboradas atividades didáticas sobre oito temas estudados no nono ano (notação científica e potência; propriedades da potência; radiciação; plano cartesiano; teorema de Tales; semelhança de triângulos; área e perímetro; funções seno e cosseno) objetivando auxiliar professores de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. Ao final do trabalho verificou-se que a História da Matemática é pouco abordada nos livros didáticos analisados. E com relação à síntese feita sobre o estudo de Miguel (1993), o qual apresenta treze funções à História da Matemática, destaca-se a preferência pela função da História da Matemática como História-Significação. A qual foi utilizada como base para a elaboração das atividades didáticas desenvolvidas nessa monografia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto