dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Scandolara, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T15:31:00Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T15:31:00Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16728 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study is the environmental education in the classroom, from the reuse of waste a school in suburban schools, the city of Passo Fundo / RS. Aimed, with the awareness of teachers, school staff and students, perform a system for recycling and reuse of waste at the school, offering workshops on recycled paper, reuse of the drafts of poems and verses copier papers donated by entrepreneurs, and burial of organic waste produced at school. For this, through an action research on a sample of 55 students, coming from sixth grade, this study was divided in theory and practice. It was made necessary theoretical support based on literature search. After, was realized the practical part of the research, with representations and practices used by teachers for a change of attitudes of students in relation to its relations with the environment. As a result, resumed the habits and attitudes brought to the homes of everyday life. As for the employees, these habits and attitudes have become a bit cumbersome and costly, since it is resistant to change. Teachers, when asked to participate and get involved with recycling, corresponded positively, since they have not is a function only of science teachers. This practice contributed to a change of attitudes of students, teachers and the school community forward to interactions with the environment from activities involving the reuse of waste. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Reciclagem do lixo | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Recycling of waste | eng |
dc.title | A educação ambiental na escola: o reaproveitamento do lixo escolar em uma escola de periferia, no município de Passo Fundo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo consiste na educação ambiental na sala de aula, a partir do reaproveitamento do lixo escolar em uma escola de periferia, do município de Passo Fundo/RS. Teve como objetivo, com a conscientização dos professores, funcionários e alunos da escola, realizar um sistema de reciclagem e reaproveitamento do lixo na própria escola, dispondo de oficinas de papel reciclado, reutilização dos versos dos rascunhos na máquina copiadora e dos versos dos papéis doados pelos empresários, além do enterramento do lixo orgânico escolar produzido na escola. Para isso, através de uma pesquisa-ação, em uma amostra de 55 alunos, oriundos de 6ª séries, dividiu-se este estudo em teoria e prática. Foi feita a sustentação teórica necessária baseada em pesquisa bibliográfica. Após, efetivou-se a parte prática da pesquisa, com representações e práticas utilizadas pelos professores para uma possível mudança de atitudes dos alunos frente às suas relações com o meio ambiente. Como resultado, os hábitos foram retomados e as atitudes levadas para o cotidiano dos lares. Quanto aos funcionários, esses hábitos e atitudes tornaram-se um pouco trabalhosos e custosos, pois se mostraram resistentes a mudanças. Os professores, quando solicitados a participar e a se envolver com a reciclagem, corresponderam de forma positiva, uma vez que tal trabalho não é função somente dos professores de Ciências. Essa prática contribuiu para uma mudança de atitudes dos alunos, professores e da comunidade escolar frente às interações com o meio, a partir de atividades que envolveram o reaproveitamento do lixo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |