dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Silva, Zanandrea Guerch da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T15:44:49Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T15:44:49Z | |
dc.date.issued | 2011-12-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16729 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to discuss how the quality indicators, especially IDEB Development Index (Basic Education), can influence the democratic management of a public
school. Shows how to identify the relationship of the school
management IDEB four state schoolsin the public Santa Maria. The methodology features a descriptive and qualitative interviewis as a tool for data
collection. From the interviews conducted in schools, it appears thatmany managers are determined to achieve their goals in relation to the quality of education. Therefore, it is important to the tests of IDEB for teachers and
administrators review their teaching methods and thus can trace new paths. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A gestão educacional segundo os indicadores de qualidade: o IDEB | por |
dc.title.alternative | Management by educational quality indicators | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por finalidade discutir como os indicadores de qualidade,
em especial o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), podem
influenciar na gestão democrática de uma escola pública. Apresenta como objetivo
identificar a relação do IDEB com a gestão escolar de quatro escolas estaduais da
rede pública de Santa Maria. A metodologia utilizada – caracteriza uma pesquisa
descritiva e qualitativa que tem a entrevista como instrumento de coleta de dados. A
partir das entrevistas realizadas nas escolas, constata-se que muitos gestores estão
determinados a alcançar suas metas em relação à qualidade do ensino. Por isso,
torna-se importante a realização das provas do IDEB para que professores e
gestores reavaliem suas metodologias de ensino e, dessa forma, possam traçar
novos caminhos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |