dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Stein, Rosana Elisa Emmel | |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T12:48:17Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T12:48:17Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16731 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This qualitative study was developed in public school elementary school Dona Leopoldina in Santa Cruz do Sul in the year of 2011 and analyzed the use of experience in environmental education divorced from the context of the classroom, using the nature like basis and meaning factor in learning, something very necessary for students and society today. Search to understand the meaning of learning in environmental education in nature, carried out a literature review on importance and historicity of the Environmental Education and subsequently held at Environmental Education alternative experiences at school, in direct contact with nature, in school florest, we analyzed the testimony of the students in the school blog and conclude the significance of learning in nature and in the path of life. The focus of this study was to track the life held in the forest school, where students rediscover nature with awareness, awakening dormant perceptions, largely unexplored, blindfolded, to deprive the vision and thus stimulates other senses and feelings. It was noticed in the activities and statements posted on the blog of the school, students have the desire for diverse and engaging lessons in direct contact with nature, which values the participation of all and, promote the learning of great significance for them. Environmental education should be a constant practice of transforming a function of thinking, leading to observation and awareness of the principles of our mother nature, that they realize that we are all interconnected in a network of relationships. As every action and environmental education to school students and nurture any community, good open paths, where attendees can delight and motivate yourself for a concrete and significant action on environmental education, in which people feel of a process that search more quality of life and a better planet to live. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Sensibilização | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Nature | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | A educação ambiental na aprendizagem significativa junto a natureza | por |
dc.title.alternative | Environmental education in meaningful learning with nature | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia de caráter qualitativo desenvolveu-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina em Santa Cruz do Sul no ano de 2011 e analisou o uso de experiências em educação ambiental dissociada do contexto de sala de aula, usando a natureza como base e fator de significado na aprendizagem, algo muito necessário aos educandos e à sociedade nos dias atuais. Buscando compreender o significado da aprendizagem em Educação Ambiental junto à natureza, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre importância e a historicidade da EA (Educação Ambiental) e posteriormente, realizou-se experiências alternativas em EA na escola, em contato direto com a natureza, na mata da escola, analisou-se os depoimentos dos alunos no blog da escola e conclui-se o significado da aprendizagem de EA junto à natureza na trilha da vida. O foco do trabalho foi à trilha da vida, realizada na mata da escola, onde os alunos redescobrem a natureza com a sensibilização, despertando percepções adormecidas, pouco exploradas, com olhos vendados, se priva a visão e assim se estimula outros sentidos e sentimentos. Percebeu-se nas atividades realizadas e depoimentos postados no blog da escola, que os alunos têm o desejo por aulas diversificadas e motivadoras em contato direto com a natureza, que se valorize a participação de todos e se, promovam o aprendizado de grande significado para eles. A educação ambiental deve ser uma prática constante de uma função transformadora, de pensar, que leve a observação e sensibilização dos princípios da nossa mãe natureza, para que se perceba que somos todos interligados numa rede de relações. Como toda ação ambiental e educativa que a escola oportuniza aos alunos e toda comunidade, abre bons caminhos, onde os participantes podem se encantar e se motivar para uma concreta e significativa ação de educação ambiental, em que as pessoas se sintam integrante de um processo que busca mais qualidade de vida e um planeta melhor de se viver. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |