dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Cauduro, Neiva Terezinha Saccol | |
dc.date.accessioned | 2016-06-06T15:13:20Z | |
dc.date.available | 2016-06-06T15:13:20Z | |
dc.date.issued | 2004-12-21 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1675 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | To develop the children’s creative potentials and teenager limited in a
classroom or even the back yard at school, without observe the environment
problems around in community are not very stimulating to the pupil. We can
observe that to the interacting the theoretical-practices activities with
problems related to environmental, the pupils feel themselves better
stimulated so, they experience all about that make part of their lives. These
pupils with orientation become actives searching solutions of such problems.
This work suggests is possible to develop a participative-practice activity in
any economic structure. Concluding that with theoretical stimulus, artistic
works or artistic scenic, are possible through the practice, the pupil is able to
be active in environment problems ever that such method has been approved
by pupils when it has been applied at Edna May Cardoso School in Cohab
Fernando Ferrari, Santa Maria, RS, Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | A arte e o meio ambiente como uma variável de educação no Colégio Edna May Cardoso | por |
dc.title.alternative | The Art and Environment as variable of Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Desenvolver os potenciais criativos da criança e do adolescente restrito a uma sala de aula ou, até mesmo, no pátio de um colégio, sem observar os problemas ambientais ao redor, na comunidade, não é muito estimulante para o aluno. Observa-se que ao interagir as atividades teórico-práticas com os problemas do meio ambiente, os alunos se sentem bem mais estimulados, pois eles vivenciam aquilo que faz parte de suas vidas. Possuindo orientação passam a ser atuantes na busca da solução de tais problemas. Propõe-se que é possível desenvolver uma atividade prático-participativa com qualquer estrutura econômica. Conclui-se que com estímulo teórico, obras artísticas ou teatro é possível, através da prática, o aluno ser atuante nos problemas ambientais, já que tal método foi aprovado por alunos quando aplicado no Colégio Edna May Cardoso, na Cohab Fernando Ferrari, Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |