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dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorSousa, Janaína Paula de
dc.date.accessioned2019-06-06T14:47:14Z
dc.date.available2019-06-06T14:47:14Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16771
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe new picture which is located in the Brazilian education is the proposal to work toward democracy / participation in public schools, particularly in Child Education, being the two aspects discussed in much contemporary educational context, as part of the discourse in this all education systems to improve the quality of public education and, especially, understand how these innovations are reflected in the educational scenario. This new perspective of democratic management and recovery of child education, solidifies when these are legally defined and guaranteed. This introduces regulations on the educational management of a new view, this is not based on principles more centralized, hierarchical, bureaucratic, but on principles that democratic management by the press, participatory and independent. With regard to Child Rearing, it comes with a significant weight that the innovations in this field are fairly advanced and instigating that permeate from the change of conception of children, child to ensuring quality standards for "the base" is really well founded. This work was based on a qualitative approach, using the literature procedure, based on various authors, among them Lück (2008), Zabalza (1998), and Bondioli Montavani (1998), Time (1994), Paro (1990), among others. It is thus a reality achieved in written literature. Among the relationship between the theoretical bases of the school management and childhood education you can identify the paradox still exists between what is foreseen in the Brazilian legislation and the effectiveness of this ideal. Yet they managed to achieve what is called education of pedagogical praxis. Moreover, it opens many possibilities for participation and realization of what is expected, if we simply a work of reflection on practice in order to elucidate the needs for the purpose of promoting the organization, mobilization and articulation of all the conditions structural materials, functional and humanities to ensure the advancement of socio-educational processes. The conclusion that we reach is that this issue goes beyond this study, but that opens endless possibilities for discussion, not as close a proposal that is in constant discussion, moving to change. The school management that is both democratic press essentially a quality education by investing primarily in a Children's Education, for this is undoubtedly a great lever for the Brazilian education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleGestão e educação infantil: um estudo na perspectiva democráticapor
dc.title.alternativeManagement education and child: a study in perspective democráticaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO novo panorama em que situa a educação brasileira reside na proposta de um trabalho voltado para a democracia / participação na escola pública, em especial na Educação Infantil, por serem estas duas vertentes bastante debatidas no contexto educacional contemporâneo, por fazer parte do discurso presente em todos os sistemas de educação com vistas à melhoria da qualidade do ensino público e, sobretudo, compreender como tais inovações se repercutem no cenário educacional. Essa nova perspectiva de gestão democrática e de valorização da Educação Infantil solidifica-se quando estas estão definidas e asseguradas legalmente. Esta normativa introduz no campo educacional uma nova visualização de gestão, esta não mais fundamentada em princípios centralizadores, hierárquicos, burocráticos, mas, sim, em princípios que primam pela gestão democrática, participativa e autônoma. Com relação a Educação Infantil, esta vem com um peso significativo no sentido de que as inovações nesse campo são bastante instigantes e avançadas, que perpassam desde a mudança de concepção de infância, criança à garantia de parâmetros de qualidade para que “a base” seja realmente bem alicerçada. Este trabalho apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, fundamentada em vários autores, dentre estes Lück (2008), Zabalza (1998), Bondioli e Montavani (1998), Hora (1994), Paro (1990), dentre outros. Apresenta-se assim uma realidade concretizada em escritos bibliográficos. Dentre as relações estabelecidas entre as bases teóricas da gestão escolar e a Educação Infantil pode-se identificar o paradoxo ainda existente entre o que está previsto na legislação brasileira e a efetivação desse ideal. Ainda não se conseguiu atingir o que na educação chama-se de práxis pedagógica. Por outro lado, abrem-se inúmeras possibilidades de participação e efetivação do que está previsto, bastando para isso um trabalho de reflexão sobre as práticas de modo a elucidar as carências com o objetivo de promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições estruturais, materiais, funcionais e humanas para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais. A conclusão que se chega é de que esse assunto não se esgota nesse estudo, mas que abre infinitas possibilidades de reflexão, pois não se fecha uma proposta que está em permanente discussão, evoluindo para a mudança. A gestão escolar que se quer democrática prima fundamentalmente por uma educação qualitativa, investindo, sobretudo, em uma Educação Infantil, pois esta é sem dúvida a grande alavanca para a educação brasileira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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