dc.creator | Boeira, Fernando Dekeper | |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:12:12Z | |
dc.date.available | 2019-06-07T19:12:12Z | |
dc.date.issued | 2014-08-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16796 | |
dc.description.abstract | Pavements are highly relevant structures in the current economic context and its performance
depends, among other factors, on the component of the materials of each layer of the structure.
One of the solutions studied is the addition of lime to the asphalt concrete (AC), which improves
the adhesion between the asphalt binder and the aggregates and also changes the mechanical
properties of the blends. The DNIT (National Department of Transport Infrastructure) has
specified, since 2009, the addition of lime to AC mixtures on Brazilian federal highways,
however does not specify the mineral composition of the limes neither determines the types of
aggregates to add to the mixture. The scope of this study is to evaluate the effects of the addition
of different types of limes and different types of aggregates to AC mixtures, as well as the
mechanical properties and the adhesion of the mixture. Two types of limes were used in this
study, a dolomitic lime produced in the state of Rio Grande do Sul and a calcite lime from the
state of Minas Gerais, both added in the content of 1.5% of the dry coarse aggregate. The
sources of the six different aggregates used in this study were chosen to cover the main
geological formations in the state of Rio Grande do Sul. Besides, it was used as comparison
data collected from previous researches (Boeira, 2011). The mixtures were design by the
Marshall methodology, and three different AC mixtures were designed using each aggregate:
Reference; 1,5% calcite and 1,5% dolomite. Experiments were made to analyze the mechanical
behavior (test Tensile Strength by Diametral Compression and Resilience test Module) and
check the properties of adhesion (Modified Lottman Methodology), Wear (Cantabro test) and
the test Adhesion Ligand Bituminous (were performed Coarse aggregate). From the research it
is possible to formulate the AC with high modulus of resilience and tensile strength, and also
control the deleterious effects of water by the addition of hydrated lime. The behavior of the
mixtures will depend on the geological formations of each aggregate used, depending on the
mineral composition the effect can be minimal or critical for the success of the mixture. It
appears that the aggregate of Eldorado do Sul, Caçapava do Sul and Bagé were the ones with
improvements regarding the addition of limes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pavimentação | por |
dc.subject | Misturas asfálticas | por |
dc.subject | Incorporação de cal | por |
dc.subject | Paving | eng |
dc.subject | Asphalt mixtures | eng |
dc.subject | Incorporation of lime | eng |
dc.title | Estudo do comportamento de concretos asfálticos com diferentes tipos de agregados e cales | por |
dc.title.alternative | Study of the behavior of asphalt concrete with different types of aggregates and limes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os pavimentos asfálticos possuem alta relevância no contexto econômico atual e o seu
desempenho depende, dentre outros fatores, dos materiais componentes de cada camada da
estrutura. Uma das soluções estudada é a incorporação da cal em concreto asfáltico (CA), que
além de melhorar a adesividade ligante/agregado altera as propriedades mecânicas das misturas.
O DNIT tem indicado, a partir de 2009, a incorporação de cal em misturas tipo CA em rodovias
federais brasileiras, porém não especifica a natureza mineral da cal nem faz distinção em
relação ao tipo de agregado utilizado. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos da adição
de diferentes tipos de cales e diferentes tipos de agregados em misturas de tipo CA, quanto a
características mecânicas e de adesividade. Para realização do estudo, foram utilizados dois
tipos de cales, uma dolomítica produzida no estado do Rio Grande do Sul, outra calcítica
provinda de Minas Gerais, ambas no teor de 1,5%, adicionadas sobre o agregado graúdo seco.
As seis fontes de agregados utilizados foram escolhidas de modo a cobrir as principais
formações geológicas do estado Rio Grande do Sul. Utilizou-se ainda como comparação os
dados de pesquisas anteriores (Boeira, 2011). As misturas foram dosadas através da
metodologia Marshall, sendo realizadas três misturas em CA para cada agregado: Referência;
1,5% Calcítica e 1,5% Dolomítica. Foram realizados ensaios para verificação do
comportamento mecânico (ensaio de Resistência à Tração por Compressão Diametral e ensaio
de Módulo de Resiliência) e verificação das propriedades de adesividade (Metodologia Lottman
Modificada), Desgaste (ensaio Cantabro) e o ensaio de Adesividade a Ligante Betuminoso
(Agregado Graúdo). A partir da investigação é possível formular-se CA de elevado módulo de
resiliência e resistência à tração, e controlar os efeitos deletérios da água através da adição de
cal hidratada. O comportamento das misturas, irá depender da formação geológica de cada
agregado utilizado, pois dependendo da constituição mineralógica o efeito pode ser mínimo ou
determinante para o sucesso da mistura. Constata-se que os agregados de Eldorado do Sul,
Caçapava do Sul e Bagé foram os que obtiveram melhorias no que diz respeito a adição das
cales. | por |
dc.contributor.advisor1 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038412953408618 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1539316781096410 | por |
dc.contributor.referee1 | Nummer, Andrea Valli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0431997547801893 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6115383054055572 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |