Breves reflexões sobre as práticas de consumo de telefones celulares: sociabilidades e distinção no ambiente universitário
Resumo
Este trabalho se constitui em uma análise das práticas de consumo de telefones celulares de alto valor por pessoas em graduação acadêmica. Buscou-se entender, de forma mais abrangente, o histórico de uso e as questões de distinção, sociabilidade e pertencimento no cotidiano dessas pessoas. E como objetivos específicos, a pesquisa objetivou: verificar se as práticas de consumo de telefones celulares de alto valor permitem questões de pertencimento entre o público pesquisado; analisar o impacto das práticas de consumo nas questões de distinção desse púbico; e, por último, investigar as compreensões das perspectivas de consumo de celulares por uma percepção de questões de ordens socioeconômicas e simbólicas dentro do meio universitário. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nos conceitos construídos por Barbosa (2004), Canclini (1995), Miller (1997), Bourdieu (1997, 2007) e Slater (2001). O processo metodológico deu-se por intermédio de uma compilação da análise das entrevistas realizadas, sendo que o tipo de análise foi temático por categorias analíticas. Como resultado dessa pesquisa concluí que o consumo de telefone celular e de seus aplicativos facilita não apenas o entendimento e a compreensão do que foi apresentado como as suas categorias - o histórico do celular no percurso de vida, a sociabilidade mediada pelo celular, a busca e sentimento de pertencimento através de aplicativos e redes sociais acessadas pelo celular - mas também o pensar e o refletir sobre o que se faz com o aparelho, o que ele implica na nossa relação com os outros e com os ambientes que nos cercam. Quanto à distinção das práticas de consumo de telefones celulares, de alto valor econômico, ela se manifesta sim nos discursos, nas críticas e perspectivas de consumo das pessoas que entrevistei, principalmente criticando o consumo alheio mais do que o seu próprio.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: