TCC Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Submissões recentes
-
PubliciSapa: A experiência de mulheres lésbicas no campo publicitário
(2023-07-21)Este projeto experimental teve como objetivo analisar relatos de mulheres lésbicas que vivenciam o cotidiano de agências de publicidade e disponibilizar os principais dados e insights em um report. Para entender melhor o ... -
Planejamento estratégico para o reposicionamento da marca de Cerâmicas Gabi Sanger Art
(2023-07-21)Este projeto experimental apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação para o reposicionamento da marca cerâmicas artesanais, Gabi Sanger Art. Sob a ótica de planejamento da Marcélia Lupetti e ... -
Ilustrando os astros: a aplicação da estética Rubber Hose nos símbolos do zodíaco a partir de anúncios publicitários
(2023-07-19)Este projeto busca propor a criação de 12 (doze) peças ilustradas tendo como inspiração os arquétipos da astrologia, associando cada signo num cenário hipotético de anúncios publicitários aplicando a estética retrô Rubber ... -
Papelaria Mi Frufru: aplicação de estratégias de branding para criação de marca de papelaria virtual
(2022)O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental com o objetivo de criar uma marca de papelaria criativa, baseada em motivações pessoais e apresentada em uma estética delicada e afetuosa. Como base ... -
Loja Casa Docca: e-commerce, artesanato, inovação.
(2022)O produto deste projeto experimental é o desenvolvimento da loja e-commerce Casa Docca (marca de produtos decorativos artesanais) e os aspectos centrais de inovação envolvidos no negócio. Diante do cenário de degradação ... -
A utilização de elementos sinestésicos na construção do curta-metragem "Sangria" em Super 8
(2022)O presente projeto visa compreender o conceito de sinestesia aplicado no meio audiovisual. E, por meio do processo analógico e dos demais elementos que compõem o cinema, realizar um curta-metragem, de caráter experimental. ... -
Campanha de lançamento do Darwin Pet Center sob a ótica dos 5 As de Kotler
(2022)Consta, neste projeto experimental, o desenvolvimento da campanha mercadológica de comunicação para o lançamento do Darwin Pet Center, empreendimento do ramo pet, sob a ótica dos 5 As do marketing, modelo pensado por Philip ... -
Modelos de negócio para criadores de conteúdo na plataforma midiática YouTube
(2022)O presente trabalho analisa um assunto relevante na publicidade e da mídia: atuação dos criadores de conteúdo na plataforma YouTube. O tema do trabalho são os modelos de negócio para criadores de conteúdo na plataforma ... -
Estudo sobre a direção e montagem cinematográfica: projeto experimental de um filme curta metragem.
(2022)Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um audiovisual curta metragem, com base nos estudos sobre a direção e montagem cinematográfica. A partir do aprofundamento dos processos de direção e montagem de um ... -
De Honório para o mundo: uma análise das estratégias de sucesso da artista Anitta
(2022)Com a evolução do mercado musical e industrial que torna os artistas cada vez mais em marcas, o objetivo do presente trabalho é analisar a carreira da cantora Larissa de Macedo Machado, a Anitta, sob o viés da comunicação ... -
Criação publicitária sob a ótica da gestão de projetos: uma proposta metodológica
(2022)Este texto faz parte de um projeto experimental e tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o processo de criação publicitária, assim como mostrar os resultados da sua aplicação. Em um primeiro momento, ... -
Análise da percepção infantil em relação ao consumo e publicidade inserida no YouTube
(2022)Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, tornaram-se brinquedos para crianças da nova geração, deixando de ser apenas uma forma de distração. Diante do uso cotidiano de equipamentos tecnológicos por ... -
Bound by Wound: a construção de um roteiro de média-metragem pautado na não-linearidade
(2022)Este é um projeto experimental de construção de um roteiro de média metragem não linear. Percorremos a jornada de construção de um roteiro através de Christopher Vogler e Herbert Zettl, reconhecendo os elementos técnicos ... -
De volta para o passado-futuro: a releitura de embalagens de cigarro com ênfase nostálgica no legado da indústria fumageira
(2022)O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental que busca fazer uma recriação de embalagens de cigarro antigas, datadas entre as décadas de 1960 e 2000, a partir de uma concepção nostálgica, como ... -
Tensionamentos do campo publicitário: caracterizando um novo perfil profissional
(2022)Este trabalho busca mapear as novas habilidades de um perfil profissional no campo publicitário uma vez que há novas necessidades surgindo em relação ao produto criativo da publicidade. A partir do método cartográfico nos ... -
Violência de gênero em jogos digitais: observação das interações e percepções das jogadoras no jogo PokeXGames
(2021)A presente pesquisa trata sobre as violências de gênero dentro do jogo PokeXGames e como são percebidas por jogadoras mulheres. Para compreender as interações e os aspectos dos ambientes virtuais, utilizamos como base ... -
Meu eu do sul: as minorias no Movimento Tradicionalista Gaúcho
(2021)Este trabalho versa sobre as minorias atuantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS). Especialmente, observa, analisa e problematiza a forma como estas minorias se mantém ativas no MTG, sendo ... -
Fotografia de animais de estimação: ensaio Pet Astro
(2021)Por meio do presente trabalho realizou-se um ensaio fotográfico com o tema “animais de estimação”, sob o viés da composição e iluminação fotográfica, também buscando-se colocar o pet como se fosse um astro (seja para os ... -
A fotografia como forma de reconhecimento do corpo e estímulo à autoestima feminina
(2022)O intuito deste trabalho é entender de que forma a fotografia pode ser usada como ferramenta de autoconhecimento e estímulo à autoestima feminina. Para isso, foi estudado como se constrói a relação das mulheres com a sua ... -
O papel da personalização no campo da publicidade e propaganda: vantagem competitiva em tempos de novo consumidor de conteúdo
(2021)Este trabalho acadêmico aborda a personalização no campo publicitário, procurando compreender os diferentes graus que levam à hiperpersonalização. A partir disso, buscou-se entender desde a história da publicidade e ...