Loja Casa Docca: e-commerce, artesanato, inovação.
Resumo
O produto deste projeto experimental é o desenvolvimento da loja e-commerce Casa Docca (marca de produtos decorativos artesanais) e os aspectos centrais de inovação envolvidos no negócio. Diante do cenário de degradação ambiental e profundas dissonâncias de políticas voltadas para a preservação ambiental e cultural, faz-se necessário todo e qualquer movimento que incentive a evolução coletiva e sustentável, que caminhe em direção às novas formas de economia e modelos de negócios, visto que as práticas atuais podem ser ditas como sendo insustentáveis a longo prazo. Deste modo, unindo a arte têxtil e a intenção de ser ativa na expansão da economia criativa e sustentável no Brasil, por meio deste projeto experimental tem-se como objetivo viabilizar uma loja e-commerce de artesanato utilizando-se frameworks de inovação alicerçados em 3 grandes pilares: análise SWOT, BUSINESS MODEL CANVAS e 10 Tipos de Inovação. Essas estruturas de inovação foram essenciais para a construção do negócio, estimulando reflexões sobre os mais variados aspectos e cenários - tanto internos quanto externos da empresa, auxiliando na identificação e valorização das vantagens competitivas da marca como um todo. Os insights derivados do processo elucidam a complexidade envolvida tanto na loja, quanto no posicionamento de marca, ambos centrados na entrega de propostas de valor em todos os detalhes possíveis do negócio. Compreendemos a perspectiva de que inovar em um negócio não está relacionado com todos os setores de uma empresa, mas sim, com aquelas dimensões que geram alguma vantagem competitiva. Nesse sentido, apresentamos neste trabalho, a visão de um empreendimento com potencial de inovação com diversas vantagens e os atributos positivos mapeados/idealizados até o momento.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: