Impactos do retrabalho no processo criativo na direção de arte em agências de publicidade
Resumo
O surgimento de bloqueios criativos pode atrapalhar parcial ou completamente o processo de criação de profissionais de direção de arte. O retrabalho por sua vez, por ser um processo que acompanha a rotina criativa desses profissionais, pode estar diretamente ligado com essas dificuldades. Posto isso, se torna essencial compreender de que maneira a condução do retrabalho pode influenciar o processo criativo de diretores e diretoras de arte em agências de comunicação. Para tal, a
metodologia abordada foi a revisão de bibliográfica para conhecer os principais modelos de negócios em comunicação e como se caracterizam, assimilar o conceito de criatividade e de processo criativo dentro do contexto de agências de publicidade
e, por fim, investigar o retrabalho em si, dentro da temática de criação publicitária. A aplicação prática desses estudos foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002) combinada com a técnica de entrevistas narrativas (MUYLAERT et al., 2014). Sete profissionais de direção de arte, atuantes em diferentes modelos de negócio em comunicação, compartilharam suas percepções acerca da relação do retrabalho com gestão e com o potencial criativo. Ao final da pesquisa se compreendeu que a gestão dos pedidos de ajuste pode influenciar negativamente no processo criativo dos profissionais de direção de arte. Foram considerados como principais desencadeadores de retrabalho: prazos apertados, falta de comunicação interna, briefings incompletos e incertezas provenientes do cliente.