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dc.contributor.advisorRabaiolli, Janderle
dc.creatorEder, Paula Beschorner
dc.date.accessioned2024-07-09T13:10:11Z
dc.date.available2024-07-09T13:10:11Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32236
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda.por
dc.description.abstractCreative blockages can partially or completely hinder the creative process of art direction professionals. Rework, in turn, being a process that accompanies the creative routine of these professionals, can be directly linked to theses difficulties. That being said, it is essential to understand how reworking can influence the creative process of art directors in communication agencies. To this end, the methodology used was a literature review to learn about the main business models in communication and how they are characterized, to assimilate the concept of creativity and the creative process within the context of advertising agencies and, finally, to investigate rework itself, within the theme of advertising creation. The practical application of these studies was carried out through qualitative research (MINAYO, 2002) combined with the technique of narrative interviews (MUYLAERT et al., 2014). Seven art direction professionals, working in different communication business models, shared their perceptions of the relationship between rework and management and creative potential. At the end of the research, it was understood that the management of adjustment requests can have a negative influence on the creative process of art direction professionals. The main triggers for rework were: tight deadlines, lack of internal communication, incomplete briefing and uncertainties coming from the client.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRetrabalhopor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectDireção de artepor
dc.subjectBloqueio criativopor
dc.titleImpactos do retrabalho no processo criativo na direção de arte em agências de publicidadepor
dc.title.alternativeImpacts of rework on the creative process in art direction in advertising agencieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social Publicidade e Propaganda.por
dc.description.resumoO surgimento de bloqueios criativos pode atrapalhar parcial ou completamente o processo de criação de profissionais de direção de arte. O retrabalho por sua vez, por ser um processo que acompanha a rotina criativa desses profissionais, pode estar diretamente ligado com essas dificuldades. Posto isso, se torna essencial compreender de que maneira a condução do retrabalho pode influenciar o processo criativo de diretores e diretoras de arte em agências de comunicação. Para tal, a metodologia abordada foi a revisão de bibliográfica para conhecer os principais modelos de negócios em comunicação e como se caracterizam, assimilar o conceito de criatividade e de processo criativo dentro do contexto de agências de publicidade e, por fim, investigar o retrabalho em si, dentro da temática de criação publicitária. A aplicação prática desses estudos foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002) combinada com a técnica de entrevistas narrativas (MUYLAERT et al., 2014). Sete profissionais de direção de arte, atuantes em diferentes modelos de negócio em comunicação, compartilharam suas percepções acerca da relação do retrabalho com gestão e com o potencial criativo. Ao final da pesquisa se compreendeu que a gestão dos pedidos de ajuste pode influenciar negativamente no processo criativo dos profissionais de direção de arte. Foram considerados como principais desencadeadores de retrabalho: prazos apertados, falta de comunicação interna, briefings incompletos e incertezas provenientes do cliente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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