Contribuições ao acionamento e controle dos motores de relutância variável e síncrono de relutância
Resumo
Esta dissertação apresenta contribuições ao acionamento e controle dos motores
de relutância variável e síncrono de relutância. Apresenta-se como principais características
da máquina de relutância variável o baixo custo de produção, robustez, tolerância a
faltas, elevado conjugado de partida e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor. Tais
características fazem do SRM uma candidata para aplicações aeroespaciais e de tração
elétrica. A máquina síncrona de relutância, por sua vez, tem como principais características
baixo custo de produção, robustez e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor.
Essas características, somada a sua similaridade à máquina de indução, fazem dela uma
alternativa para aplicações industriais.
Assim, para ambas as máquinas, faz-se necessário a regulação de velocidade rotórica.
Neste contexto, estratégias de controle de velocidade rotórica são propostas para
ambas as máquinas. Duas técnicas são apresentadas para a máquina de relutância variável:
um algoritmo sliding mode, onde são mostrados o projeto e análise de estabilidade
do controlador, e um algoritmo adaptativo robusto por modelo de referência, onde são
mostrados o projeto e a escolha do modelo de referência. Para a máquina síncrona de
relutância, são utilizados controladores PI, onde destaca-se o método para projeto dos ganhos.
São mostradas as características construtivas, formas de acionamento e modelagem
matemática de cada máquina. Resultados de simulação e experimentais validam a análise
teórica desenvolvida e demonstram o desempenho dos esquemas de controle propostos.
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