dc.creator | Scalcon, Filipe Pinarello | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T11:49:40Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T11:49:40Z | |
dc.date.issued | 2019-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16803 | |
dc.description.abstract | This master thesis presents contributions to the driving and control of switched
reluctance motors and synchronous reluctance motors. The main characteristics of the
switched reluctance machine are the low production costs, robustness, fault tolerance, high
starting torque and absence of magnets or windings in the rotor. These characteristics
make the SRM a candidate for aerospace and electric vehicle applications. The synchronous
reluctance machine has as its main characteristics low production costs, robustness
and absence of magnets or windings in the rotor. These characteristics, coupled with its
similarity to the induction machine, make it an alternative for industry applications.
Thus, for both machines, it is necessary to regulate rotor speed. In this context,
rotor speed control strategies are proposed for both machines. Two techniques are presented
for the switched reluctance motor: a sliding mode algorithm, where the design and
stability analysis of the controller are presented, and a robust model reference adaptive
control, where the design and the choice of the reference model are shown. or the synchronous
reluctance machine, PI controllers are used, where the method for designing the
gains is discussed. The constructive characteristics, driving strategies and mathematical
modeling of each machine are shown. Simulation and experimental results validate the
theoretical analysis developed and demonstrate the performance of the proposed control
schemes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motor de relutância variável | por |
dc.subject | Motor síncrono de relutância | por |
dc.subject | Controle de velocidade | por |
dc.subject | Modelagem | por |
dc.subject | Switched reluctance motor | eng |
dc.subject | Synchronous reluctance motor | eng |
dc.subject | Speed control | eng |
dc.subject | Modeling | eng |
dc.title | Contribuições ao acionamento e controle dos motores de relutância variável e síncrono de relutância | por |
dc.title.alternative | Contributions to the driving and control of the switched reluctance and synchrounous reluctance motors | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta contribuições ao acionamento e controle dos motores
de relutância variável e síncrono de relutância. Apresenta-se como principais características
da máquina de relutância variável o baixo custo de produção, robustez, tolerância a
faltas, elevado conjugado de partida e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor. Tais
características fazem do SRM uma candidata para aplicações aeroespaciais e de tração
elétrica. A máquina síncrona de relutância, por sua vez, tem como principais características
baixo custo de produção, robustez e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor.
Essas características, somada a sua similaridade à máquina de indução, fazem dela uma
alternativa para aplicações industriais.
Assim, para ambas as máquinas, faz-se necessário a regulação de velocidade rotórica.
Neste contexto, estratégias de controle de velocidade rotórica são propostas para
ambas as máquinas. Duas técnicas são apresentadas para a máquina de relutância variável:
um algoritmo sliding mode, onde são mostrados o projeto e análise de estabilidade
do controlador, e um algoritmo adaptativo robusto por modelo de referência, onde são
mostrados o projeto e a escolha do modelo de referência. Para a máquina síncrona de
relutância, são utilizados controladores PI, onde destaca-se o método para projeto dos ganhos.
São mostradas as características construtivas, formas de acionamento e modelagem
matemática de cada máquina. Resultados de simulação e experimentais validam a análise
teórica desenvolvida e demonstram o desempenho dos esquemas de controle propostos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gründling, Hilton Abílio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6128096609162437 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Rodrigo Padilha | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7274686165301866 | por |
dc.contributor.referee1 | Massing, Jorge Rodrigo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9321791993006911 | por |
dc.contributor.referee2 | Barros, Tárcio André dos Santos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756549458816577 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944456005340771 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |