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dc.creatorScalcon, Filipe Pinarello
dc.date.accessioned2019-06-10T11:49:40Z
dc.date.available2019-06-10T11:49:40Z
dc.date.issued2019-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16803
dc.description.abstractThis master thesis presents contributions to the driving and control of switched reluctance motors and synchronous reluctance motors. The main characteristics of the switched reluctance machine are the low production costs, robustness, fault tolerance, high starting torque and absence of magnets or windings in the rotor. These characteristics make the SRM a candidate for aerospace and electric vehicle applications. The synchronous reluctance machine has as its main characteristics low production costs, robustness and absence of magnets or windings in the rotor. These characteristics, coupled with its similarity to the induction machine, make it an alternative for industry applications. Thus, for both machines, it is necessary to regulate rotor speed. In this context, rotor speed control strategies are proposed for both machines. Two techniques are presented for the switched reluctance motor: a sliding mode algorithm, where the design and stability analysis of the controller are presented, and a robust model reference adaptive control, where the design and the choice of the reference model are shown. or the synchronous reluctance machine, PI controllers are used, where the method for designing the gains is discussed. The constructive characteristics, driving strategies and mathematical modeling of each machine are shown. Simulation and experimental results validate the theoretical analysis developed and demonstrate the performance of the proposed control schemes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotor de relutância variávelpor
dc.subjectMotor síncrono de relutânciapor
dc.subjectControle de velocidadepor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectSwitched reluctance motoreng
dc.subjectSynchronous reluctance motoreng
dc.subjectSpeed controleng
dc.subjectModelingeng
dc.titleContribuições ao acionamento e controle dos motores de relutância variável e síncrono de relutânciapor
dc.title.alternativeContributions to the driving and control of the switched reluctance and synchrounous reluctance motorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta contribuições ao acionamento e controle dos motores de relutância variável e síncrono de relutância. Apresenta-se como principais características da máquina de relutância variável o baixo custo de produção, robustez, tolerância a faltas, elevado conjugado de partida e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor. Tais características fazem do SRM uma candidata para aplicações aeroespaciais e de tração elétrica. A máquina síncrona de relutância, por sua vez, tem como principais características baixo custo de produção, robustez e ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor. Essas características, somada a sua similaridade à máquina de indução, fazem dela uma alternativa para aplicações industriais. Assim, para ambas as máquinas, faz-se necessário a regulação de velocidade rotórica. Neste contexto, estratégias de controle de velocidade rotórica são propostas para ambas as máquinas. Duas técnicas são apresentadas para a máquina de relutância variável: um algoritmo sliding mode, onde são mostrados o projeto e análise de estabilidade do controlador, e um algoritmo adaptativo robusto por modelo de referência, onde são mostrados o projeto e a escolha do modelo de referência. Para a máquina síncrona de relutância, são utilizados controladores PI, onde destaca-se o método para projeto dos ganhos. São mostradas as características construtivas, formas de acionamento e modelagem matemática de cada máquina. Resultados de simulação e experimentais validam a análise teórica desenvolvida e demonstram o desempenho dos esquemas de controle propostos.por
dc.contributor.advisor1Gründling, Hilton Abílio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128096609162437por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Rodrigo Padilha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7274686165301866por
dc.contributor.referee1Massing, Jorge Rodrigo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321791993006911por
dc.contributor.referee2Barros, Tárcio André dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756549458816577por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944456005340771por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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