dc.contributor.advisor | Dalmolin, Aline Roes | |
dc.creator | Rengel, Sílvia Letícia dos Reis | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T12:29:29Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T12:29:29Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.citation | RENGEL, S. L. R. As narrativas transmidiáticas na cultura participativa do fã: um estudo do canal Nostalgia no youtube. 2016. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16822 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.. | por |
dc.description.abstract | In the present work we seek to understand, from a case study, how the channel Nostalgia of YouTube, created by Felipe Castanhari, and that focuses mainly on the media culture of generation z, appropriates the products of the mass culture To create Their own. In this way the videos of the channel are structured as a transmissive narrative belonging to a participatory culture of the same, for that, we look like this is a Culture of Convergence, from the concepts of Jenkins (2009). (1999) to understand the transition process between a mass culture and a media culture. We made use of the ideas of Primo (2000) in order to better characterize the users of the platform. In order to understand how the contents of the channel are configured, we turn to Lemos (2005) to know more about a remix culture. After all the principles seized, our objectives for the objectives, for this, we classified the videos found until the end of the first semester of 2016 in six categories, and from this point, we selected a video of each category to perform analysis, and this It shows how the different modes used to present the content of the channel, as a culture of convergence, since products created for other media, such as film and television, are delivered in different formats more faithfully, which also fits As a participatory culture of the fan, or having its tangles modified, what fits in the culture remix, another type of content, that on the one hand could evade of these notions, are the videos that demonstrate a capacity of Castanhari like animator, but even in these, Various brands of concepts used in research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Youtubers | eng |
dc.subject | Cultura da convergência | por |
dc.subject | Cultura participativa do fã | por |
dc.subject | Narrativas transmídia | por |
dc.subject | Canal Nostalgia | por |
dc.subject | Convergence culture | eng |
dc.subject | Participatory fan culture | eng |
dc.subject | Transmidiatic narratives | eng |
dc.subject | Nostalgia channel | eng |
dc.title | As narrativas transmidiáticas na cultura participativa do fã: um estudo do canal Nostalgia no Youtube | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | No presente trabalho buscamos entender, a partir de um estudo de caso, o modo como o Canal Nostalgia do YouTube, criado por Felipe Castanhari, e que versa principalmente sobre assuntos relacionados a cultura midiática da geração z, se apropria dos produtos da cultura de massa para criar os seus próprios. Dessa forma os vídeos do canal se estruturam como uma narrativa transmidiática pertencente à cultura participativa do fã, para tanto, procuramos compreender como se dá a Cultura da Convergência, a partir dos conceitos de Jenkins (2009). Conforme foi transcorrendo a pesquisa, identificamos a necessidade de compreender também outros assuntos relacionados com o objeto empírico, visando sanar essa carência, recorremos a Mata (1999) para entender o processo de transição entre a cultura de massa e a cultura midiática. Fizemos uso das ideias de Primo (2000) a fim de melhor caracterizar os usuários da plataforma. Com o propósito de perceber como os conteúdos veiculado no canal se configuram, recorremos à Lemos (2005) para conhecer mais sobre a cultura remix. Após todos os princípios apreendidos, nos concentramos em atingir os nossos objetivos, para isso, classificamos os vídeos disponíveis até o final do primeiro semestre de 2016 em seis categorias, e a partir desse ponto, selecionamos um vídeo de cada categoria para realizar analise, e dessa forma mostrar as diferentes modos utilizados para apresentar o conteúdo do canal, como a cultura da convergência, uma vez que os produtos criados para as outras mídias, como cinema e televisão, são apresentados em formatos diferentes seja de modo mais fiel, o que também se enquadra como cultura participativa do fã, ou tendo seus enredos modificado, o que se encaixa na cultura remix, outro tipo de conteúdo, que por um lado poderia fugir dessas noções, são os vídeos que demonstram a capacidade de Castanhari como animador, mas mesmo nesses, encontramos várias marcas dos conceitos usados nessa pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |