Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Ada Cristina Machado
dc.creatorHartmann, Camila
dc.date.accessioned2019-06-10T12:39:07Z
dc.date.available2019-06-10T12:39:07Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationHARTMANN, C. Midiatização da periferia: visibilidade a partir da ascensão econômica. 2016. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16828
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Jornalismo, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis final course assignment intends to analyze the evolution of the journalist approach on the coverage of periphery news, considering the economic growth of its residents. Considering of the centrality that medias achieve in society, this study aims to understand how the journalism, as a social mediation practiced professionally in conditions of midiatization, constructs midiatization narratives about the periphery (SILVEIRA, 2015). It is observed the assumption about the increased news visibility from periphery citizens from their economic growth, fact that conducts changes on newsworthy about this part of the population, recognized as an emerging consumer market for journalistic content; the “new middle class” (NERI, 2008, 2010; SOUZA, J., 2010; PINHEIRO-MACHADO; SCALCO, 2015 e RICCI, 2016). It seeks to understand how the narrative journalism produces senses on a particular social class and which are the social semiotic conditionings that feed the newsworthiness as it arrives to readers. It will be analyzed, specifically, covers from weekly magazines of national circulation in Brazil (Carta Capital, Época, IstoÉ and Veja). The analysis method, defined by Orlandi (2009), Silveira (2009a), Landowski (2014), Verón (2004) and Charaudeau (2015) considerations, is defined by procedures that consider the negotiation of meanings that integrate the communication contract on its verbal and visual elements. The selection of corpus composed by covers held mostly in the period between 2000 and 2015 allowed grouping it in two major narratives, involved on the elements that shows 1) exposure the negativity and 2) recognition of new visibility about the periphery. Among the results, it is observed a change on the newsworthing criteria of journalistic narratives which, due to the change in the social, political and economical context, began to elaborate a reconfiguration of the periphery, which starts to have a say because of the consumption and that resonates in journalism magazine.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectPeriferiapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectNarrativa jornalísticapor
dc.subjectCapas de revistapor
dc.subjectMediatizationeng
dc.subjectPeripheryeng
dc.subjectConsumeng
dc.subjectJournalistic narrativeeng
dc.subjectMagazine coverseng
dc.titleMidiatização da periferia: visibilidade a partir da ascensão econômicapor
dc.title.alternativeMediatization of periphery: visibility from the economic ascenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Jornalismopor
dc.description.resumoEsta monografia busca analisar a evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir do aumento do poder de compra de seus moradores. Em face à centralidade que a mídia adquiriu na sociedade, objetiva-se compreender o modo como o jornalismo, tomado enquanto mediação social exercida profissionalmente em condições de midiatização, ocupa-se em construir narrativas midiatizadas sobre a periferia (SILVEIRA, 2015). Observa-se o pressuposto do aumento de visibilidade midiática dos moradores de bairros periféricos a partir de sua ascensão econômica, fator que conduziu a transformações na noticiabilidade sobre esta parcela da população, reconhecida como um mercado consumidor emergente de conteúdos jornalísticos, a chamada “nova classe média” (NERI, 2008, 2010; SOUZA, J., 2010; PINHEIRO-MACHADO; SCALCO, 2015 e RICCI, 2016). Busca-se compreender como a narrativa jornalística produz sentidos sobre uma determinada classe social e quais os condicionamentos sociossemióticos que alimentam a noticiabilidade tal como ela chega aos leitores. Serão analisadas, especificamente, capas das revistas semanais de circulação nacional (Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja). A abordagem metodológica eleita, definida a partir das considerações de Orlandi (2009), Silveira (2009a), Landowski (2014), Verón (2004) e Charaudeau (2015), define-se por procedimentos que reconhecem a negociação de sentidos integrante do contrato de comunicação midiática em seus elementos verbais e visuais. A seleção de um corpus de capas detida majoritariamente no período entre 2000 e 2015 permitiu seu agrupamento em duas grandes narrativas, tomadas naqueles elementos que materializam 1) a negatividade da exposição e 2) o reconhecimento de uma nova visibilidade da periferia. Dentre os resultados, percebe-se uma mudança nos critérios de noticiabilidade das narrativas jornalísticas que, em decorrência da mudança do contexto social, político e econômico, passam a elaborar uma reconfiguração da periferia, a qual passa a ter voz pelo consumo e que reverbera no jornalismo de revista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto