dc.contributor.advisor | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Silva, Edneide Pedro Carvalho da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T13:07:32Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T13:07:32Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16831 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD , RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Deaf education Secularized dates back approximately six centuries, with the assumptions
oralistas, preceded by the words Imagistics, realizing it today with Semiotic Visual
underlining the significance of the sign language and Pedagogy Flagged stating that otherness
Fricative goes beyond the issue of disability and pathology, being regarded as political
difference. This form requests pedagogical alternative differentiated legitimate democracy
and ressaltem culture fricative. Forth, Deaf Education policies, come over time analyzing
relations of knowledge’s and powers between the deaf and listeners, seeking to enhance the
potential of these subject sociolinguistics so that they can interpret and categorize meanings,
covering their cultural values and their experiences of life. It is in the light of Pedagogy of the
difference that this Monograph proposes to observe, analyze, and questioning the Profile
assessment in education Fricative by bias of regular school with proposal bilingual Pombal –
PB connecting consistency between everyday practice and legal assumptions; between speech
evaluative and social reality; between the methods evaluative planned and adopted finally try
to detect if really evaluative criteria used by teachers in classrooms regular education, serve to
justify decisions, and reinstate nortes in (re) constructs knowledge’s of learners deaf For
fulfillment of this survey was bibliographic intakes and data gathering spot teaching
institution with bilingual proposals held interviews and/or polls with Bursar, teachers of the
deaf, deaf students; observations of scenario other than French (classroom, class journals,
books students) as well as written and photographic records | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação surda | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Bilingüismo | por |
dc.subject | Escola de ensino regular | por |
dc.subject | Deaf education | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Bilinguals | eng |
dc.subject | Regular school | eng |
dc.title | Perfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PB | por |
dc.title.alternative | Profile of the evaluation of education fricative in regular school with bilingual proposal on Dovecote - PB | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pombal, PB, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos
oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a
Simiótica Visual sublinhando a significação da Língua de Sinais e da Pedagogia Sinalizada,
comprovando que a alteridade Surda ultrapassa a questão da deficiência e da patologia, sendo
considerada como diferença política. Dessa forma requisita alternativas pedagógicas
diferenciadas que legitimem a democracia e ressaltem a cultura surda. Diante do exposto, as
políticas de Educação Surda, vêm ao longo dos tempos analisando as relações de saberes e
poderes entre surdos e ouvintes, procurando valorizar as potencialidades desses sujeitos
sociolingüísticos de modo que os mesmos possam interpretar e categorizar significados, que
contemplem seus valores culturais bem como suas experiências de vida. É sob a luz da
Pedagogia da Diferença que esta Monografia se propõe a observar, analisar e questionar o
Perfil da avaliação da Educação Surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal -
PB conectando a coerência entre a prática cotidiana e os pressupostos legais; entre o discurso
avaliativo e a realidade social; entre os métodos avaliativos planejados e os adotados, enfim
procurar detectar se realmente os critérios avaliativos utilizados pelos docentes em salas de
aulas de ensino regular, servem para fundamentar decisões, e se restabelecem nortes na (re)
construções de saberes dos educandos surdos. Para efetivação desta pesquisa recorreu-se a
aportes bibliográficos e coleta de dados in loco a instituição de ensino com propostas bilíngüe
onde foram realizadas entrevistas e /ou enquetes com administradora escolar, professores de
surdos, alunos surdos; observações do cenário escolarizado (sala de aula, diários de classe,
cadernos dos alunos) bem como registros escritos e fotográficos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |