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dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorColbeich, Marisete Machado
dc.date.accessioned2016-06-07T13:18:51Z
dc.date.available2016-06-07T13:18:51Z
dc.date.issued2005-08-26
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1683
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research is based on the life story of two high school teachers of visual arts who work in two different public schools in Santa Maria – RS. It is characterised as sociological research, it presents ethnographic and phenomenological features, a qualitative approach and it focuses on the teacher’s case study, including aspects of teachers training and identity. The implications of the educational policies on the training of those teachers is analysed, as well as their expression on the pedagogical action on the Art teaching. The teaching practices are a reflex of the empirical knowledge plus academic training made on the institutions managed according to current Public Policies. It can be seen the influence of international regulation mechanisms, which homogenise the docent action imposing rules and suffocating ideals. This way, his project approaches the “being a teacher” while mediator of the culturally built art knowledge, since the teaching action is permanently (re)constructed under the influence of social relationships. To gather the data it was used: life stories, participant observation, field diaries, document analysis and semi-structured interviews. So far, it can be seen the “memory” aspect has influenced on the subject’s professional choices, therefore they are reflected on their pedagogical practice. On the other hand, Educational Policies are seen through different views: when teaching, the “feeling” expresses what they intend to. The teacher’s critical-reflexive conscience raises from their own life stories. Thus, the educational concepts and perspectives presuppose the education and the professional training the teachers have built throughout their lives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.titleAs implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe implications of educational policies in the training of high school Arts teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA pesquisa parte das histórias de vida dos profissionais do ensino de Artes Visuais do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas de Santa Maria/RS. Caracterizada como pesquisa sociológica, apresenta caráter etnográfico e fenomenológico, abordagem qualitativa e enfoque de estudo de caso; englobando a formação e as identidades docentes. Analisam-se as implicações das Políticas Educacional na formação destes professores, bem como sua expressão na ação pedagógica do Ensino da Arte. As práticas são reflexos dos saberes empíricos e da formação acadêmica, realizada em instituições de ensino administradas, segundo as prerrogativas das Políticas Públicas atuais. Percebem-se, portanto, influências de mecanismos de controle internacionais que homogeneíza a ação docente, impondo regras e sufocando ideais. Sob esse viés, este projeto aborda o "ser professor", enquanto mediador dos saberes culturalmente construídos em Artes, visto que, a ação docente é (re) construída permanentemente e sofre influências das relações sociais. A pesquisa ocorreu em duas escolas da rede pública estadual, tendo como sujeitos duas professoras de Artes Visuais do Ensino Médio. Para coleta de dados utilizou-se: histórias de vida, observação participante, diário de campo e análise documental e entrevista semi-estruturada. Constatou-se que as "memórias" influenciaram as escolhas profissionais dos sujeitos, logo, são refletidas em suas práticas pedagógicas. Por sua vez, as Políticas Educacionais são entendidas sob diversos olhares: na ação docente o "sentir" expressa o que lhes é estipulado. A consciência crítico-reflexiva de sua profissionalização decorre de suas histórias de vida. Assim, as concepções e perspectivas educacionais têm como pressuposto a educação e a formação profissional que os docentes construíram no mundo da vida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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