O livro e a sua relação com o rádio na cultura da convergência: um estudo de caso do programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação do rádio com o livro na cultura da convergência, para a obtenção e manutenção de novos ouvintes, do programa de rádio de debates esportivos Sala de Redação, da rádio Gaúcha. Para implementar tais objetivos, são abordados os principais conceitos dos autores que estudam a temática; Também se busca analisar quais são os novos meios de interação e produção de conteúdo utilizados pelo programa de rádio Sala de Redação; Ainda, analisou se houve mudança no número de ouvintes do programa estudado, diante das estratégias implementadas, e por fim; buscou identificar junto aos autores do livro quais foram as estratégicas e objetivos na escolha da divulgação e lançamento do livro. Dentro deste contexto, a pesquisa foi realizada pela vertente qualitativa, utilizando-se como método o estudo de caso com apoio de um questionário fechado. O recorte do corpus de análise é feito com foco na publicação do livro do programa radiofônico Sala de Redação, aproximando-o da cultura da convergência. Foram considerados pensamentos de autores como Jenkyns (2009), Levy (1998), Anderson (2006) e Chartier (1999). Ao fim, foram possíveis considerações que indicam que o programa Sala de Redação, através da sua reformulação e da publicação do livro, obteve novos meios de interação com os ouvintes, ampliando sua capacidade de atingir o público. Averiguou-se também, que as estratégias utilizadas para o lançamento do livro, serviram para reforçar a relação entre os ouvintes e o programa. E ainda, que o livro colaborou para a manutenção e obtenção de novos ouvintes.
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