dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Schú, Aline | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T15:01:07Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T15:01:07Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16847 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Museums are looking forward to specialize in order to provide the most useful
experiences to their audiences. Considering that most of the public visiting the Olívio
Otto Museum located in Carazinho/RS is made up of students, it is intended to verify
the links between the museums and particularly the Olívio Otto Museum, with
teaching in State Elementary Schools in Carazinho , Rio Grande do Sul. In the
museums, it is possible to approach the themes explored in some schools. Because
of this, they can play an important role in complementing the training school. The
interest of students and teachers through places of non-formal education was
evident, and the museums were listed as additional training of students and also
teachers. Olívio Otto Museum has a collection of around 18,000 items and is
structured in two centers: the Center of History and Culture and the Center of Natural
Sciences. Thus, in this study, the Olívio Otto Museum was demonstrated to be an
important auxiliary tool in science teaching, because through their exposures can be
made many relationships with this issue and other matters addressed in other school
subjects. By stimulating the visits to these places of non-formal education, managers
can encourage improvements in the quality of education in the town. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação formal e não-formal | por |
dc.subject | Museus | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Formal and non-formal | eng |
dc.subject | Museums | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.title | Museu Olívio Otto e a sua relação com o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental de Carazinho/RS | por |
dc.title.alternative | Olívio Otto Museum and relations with science teaching in the states elementary schools in Carazinho/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os museus vêm procurando especializar-se no sentido de fornecerem
experiências mais proveitosas aos seus públicos. Levando em consideração que a
maior parte do público visitante do Museu Olívio Otto localizado em Carazinho/RS, é
constituído pelos escolares, procuramos verificar, através de análise qualiquantitativa,
as relações existentes entre as exposições e o acervo do Museu Olívio
Otto com as atividades teóricas e práticas do ensino de Ciências nas turmas de 6ª
série das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de
Carazinho/RS. Nos museus, é possível a abordagem de temáticas pouco exploradas
nas escolas. Devido a este fato, eles podem assumir um papel importante na
complementação da formação escolar. O interesse dos alunos e dos professores
pelos espaços não-formais de ensino ficou evidenciado, sendo os resultados da
pesquisa demonstraram que os museus foram elencados como complementares na
formação dos estudantes e também dos professores. Sendo assim, neste estudo, o
Museu Olívio Otto se demonstrou como uma importante ferramenta auxiliar no
ensino de ciências, pois através das suas exposições podem ser feitas inúmeras
relações com os conteúdos inerentes a esta disciplina e com os demais assuntos
abordados nas outras disciplinas escolares. Ao estimularem as visitas a estes
espaços não-formais de ensino, os gestores podem promover a melhoria na
qualidade da educação no município. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |