Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorSchú, Aline
dc.date.accessioned2019-06-10T15:01:07Z
dc.date.available2019-06-10T15:01:07Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16847
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractMuseums are looking forward to specialize in order to provide the most useful experiences to their audiences. Considering that most of the public visiting the Olívio Otto Museum located in Carazinho/RS is made up of students, it is intended to verify the links between the museums and particularly the Olívio Otto Museum, with teaching in State Elementary Schools in Carazinho , Rio Grande do Sul. In the museums, it is possible to approach the themes explored in some schools. Because of this, they can play an important role in complementing the training school. The interest of students and teachers through places of non-formal education was evident, and the museums were listed as additional training of students and also teachers. Olívio Otto Museum has a collection of around 18,000 items and is structured in two centers: the Center of History and Culture and the Center of Natural Sciences. Thus, in this study, the Olívio Otto Museum was demonstrated to be an important auxiliary tool in science teaching, because through their exposures can be made many relationships with this issue and other matters addressed in other school subjects. By stimulating the visits to these places of non-formal education, managers can encourage improvements in the quality of education in the town.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação formal e não-formalpor
dc.subjectMuseuspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectFormal and non-formaleng
dc.subjectMuseumseng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleMuseu Olívio Otto e a sua relação com o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental de Carazinho/RSpor
dc.title.alternativeOlívio Otto Museum and relations with science teaching in the states elementary schools in Carazinho/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs museus vêm procurando especializar-se no sentido de fornecerem experiências mais proveitosas aos seus públicos. Levando em consideração que a maior parte do público visitante do Museu Olívio Otto localizado em Carazinho/RS, é constituído pelos escolares, procuramos verificar, através de análise qualiquantitativa, as relações existentes entre as exposições e o acervo do Museu Olívio Otto com as atividades teóricas e práticas do ensino de Ciências nas turmas de 6ª série das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Carazinho/RS. Nos museus, é possível a abordagem de temáticas pouco exploradas nas escolas. Devido a este fato, eles podem assumir um papel importante na complementação da formação escolar. O interesse dos alunos e dos professores pelos espaços não-formais de ensino ficou evidenciado, sendo os resultados da pesquisa demonstraram que os museus foram elencados como complementares na formação dos estudantes e também dos professores. Sendo assim, neste estudo, o Museu Olívio Otto se demonstrou como uma importante ferramenta auxiliar no ensino de ciências, pois através das suas exposições podem ser feitas inúmeras relações com os conteúdos inerentes a esta disciplina e com os demais assuntos abordados nas outras disciplinas escolares. Ao estimularem as visitas a estes espaços não-formais de ensino, os gestores podem promover a melhoria na qualidade da educação no município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto