Brincar, corpo e movimento na educação infantil pelo olhar de alguns pesquisadores da educação física
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar como se configura as relações axiológicas e conceituais entre Educação Física e Educação Infantil pelas temáticas criança, infância, Educação Infantil, brincar, corpo e movimento, nas produções contextualizadas dos autores escolhidos; André Silva Mello, Elenor Kunz, Marcia Buss-Simão, Marynelma Camargo Garanhani. Sendo uma pesquisa teórica, utilizamos como metodologia a técnica da hermenêutica por meio da compreensão e reinterpretação das concepções dos autores referentes as temáticas citadas acima. Por meio desta pesquisa pudemos diagnosticar que, apesar das individualidades de cada autor, há proximidade de forma geral em relação às concepções dos autores escolhidos, e que por meio desta, as concepções de criança e infância são a centralidade desta afinidade, pois se assemelham os mesmos pontos de partida para os desdobramentos individuais e específicos. Em especial, todos criticam a objetivação da busca por um preparo para o futuro (próximos níveis de ensino e mercado de trabalho) e para a vida adulta, defendendo uma visão que a Educação Infantil é um espaço de interação e do brincar.
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