O personagem Sérgio Moro: os enquadramentos jornalísticos que compõem a construção da imagem pública do juiz federal
Abstract
A Operação Lava Jato já é considerada a maior investigação sobre lavagem de dinheiro no país. Em meio a este fenômeno, podemos observar o surgimento de alguns atores que acabaram ganhando uma notoriedade extremamente significativa, como é o caso do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações na 13ª Vara Federal. Tendo esta realidade como contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a construção da imagem pública do Juiz Sérgio Moro pela Rede Globo, tomando como objeto de análise os principais programas audiovisuais da emissora, Jornal Nacional e Fantástico. O método utilizado para dar conta deste objetivo é a análise do enquadramento jornalístico, por meio dos “dispositivos de enquadramento” (Gamson e Modigliani, 1989). Através deste estudo foi constatado que a imagem pública construída pelos programas analisados estava centrada na moralidade, buscando valorar e legitimar o personagem em foco, e continha elementos da perspectiva teórica que conceitua os heróis nacionais.
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