Entre gostos e distinções: os sentidos atribuídos ao consumo de brechós e fast fashions em Santa Maria - RS
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Data
2016-11-14Autor
Rosa, Taciana Escandiel de Lima
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A presente pesquisa busca compreender os valores atribuídos ao consumo de brechós e fast fashions na cidade de Santa Maria – RS. A partir dessa abordagem, delimitamos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: como se dá a construção de valores, formas de sociabilidade e distinção social a partir do consumo de brechós e fast fashion em Santa Maria - RS, considerando habitus e a atuação dos capitais (econômico, cultural, social e simbólico)? Para nos aproximarmos da solução desta indagação traçamos como objetivo geral do estudo, analisar como se configura o habitus dos consumidores de brechó e lojas de fast fashions na cidade de Santa Maria – RS. Como objetivos específicos delimitamos: historicizar aspectos importantes do campo da moda e suas formas de produção desde a alta costura até a produção de artigos de fast fashion; Refletir sobre a cultura relacionada aos brechós como outra possibilidade de pensar o consumo de roupas; Comparar o consumo de artigos de vestuário em brechós e lojas fast fashions de Santa Maria, considerando os capitais e os mecanismos de distinção; Examinar as formas de atribuição de valores, formas de sociabilidade e distinção presentes no consumo de brechó e lojas de fast fashions em Santa Maria. A partir de objetivos tão complexos, optamos pela cartografia como forma de condução de nossa pesquisa. Dessa forma, construímos a estrutura deste trabalho e selecionamos as técnicas de coletas de acordo com as fases do “funcionamento atencional” descritas por Kastrup (2007). Para atender aos objetivos deste trabalho, alinhamos cada um destes a uma fase da cartografia e assim, aplicamos questionários, fizemos entrevistas, visitamos os estabelecimentos selecionados e analisamos o guarda-roupa de nossas entrevistadas. As perspectivas teóricas que fundamentaram nosso trabalho são a teoria do habitus de Boudieu (2013) e a construção social da moda de Lipovetsky (1989). A partir destas concepções pudemos identificar a atuação dos Capitais Econômico, Cultural, Social e Simbólico na formação do habitus e do gosto de nossas entrevistadas bem como compreender o seu processo de distinção social.
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