Mercado popular de Santa Maria: a estética das lojas de comércio popular e sua comunicação
Resumo
Este estudo consiste na observação das estratégias visuais utilizadas nas fachadas do comércio popular de Santa Maria – RS, analisando quais elementos estão ali presentes e sua hierarquização, a fim de identificar a formação de um padrão estético na comunicação desse mercado - que visa persuadir um determinado público-alvo. Para isso, após a apuração dos estabelecimentos do comércio popular santa-marienses, é realizada a análise da configuração visual de suas fachadas,
observando as cores e formas utilizadas, além da tensão e da dimensão dos elementos ali presentes. Através dessa observação, será possível identificar padrões visuais que nos levam a perceber a formação de uma estética do comércio popular
de Santa Maria. Para isso, contaremos com o suporte metodológico da Teoria da Imagem, através das obras de Arnheim (2005), observando as formas e a dimensão dos objetos; Kandinsky (1996), voltando seus estudos para os aspectos de cor; e Villafañe
(2006), analisando a tensão visual. Além disso, outros autores, como Reis (2012) nos permitem compreender o mercado popular brasileiro, em suas diversas facetas, e a formação de uma estética e ele própria.
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