Processo de criação publicitária na percepção de estudantes de publicidade e propaganda da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Este trabalho teve por objetivo estudar a percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a criação publicitária, em sala de aula, em contraste com os objetivos das 4 disciplinas que tratam diretamente do processo criativo (Criação Publicitária, Redação Publicitária, Direção de Arte e Agência Experimental). A partir desse objetivo, determinamos os objetivos específicos que nortearam a pesquisa: a) apresentar o programa e os objetivos das disciplinas de Criação Publicitária; b) mapear a percepção dos estudantes sobre a área de Criação Publicitária; c) analisar a percepção dos estudantes em contraponto aos objetivos e o programa das disciplinas relacionadas à Criação Publicitária. Da mesma forma, apresentamos informações sobre o curso de PP da UFSM. Para atingir os objetivos, foi realizado um questionário e aplicado a estudantes de 6º e 8º semestres de PP; dos 30 estudantes que participaram, apenas 15 ainda estavam cursando uma das disciplinas em foco, Agência Experimental. A maioria dos 30 estudantes já havia cursado as outras disciplinas. Os resultados indicam que o conceito de criatividade dos alunos se aproxima com o de Winnicott (1975); que é possível desenvolver habilidades criativas em sala de aula e que este ambiente precisa de um espaço menos tradicional para o desenvolvimento da criatividade e de dinâmicas mais próximas do lúdico.
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