dc.contributor.advisor | Maggioni, Fabiano | |
dc.creator | Barin, Cezar Augusto Gasparetto | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T13:39:05Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T13:39:05Z | |
dc.date.issued | 2016-12-13 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.citation | BARIN, C. A. G. De Wingardium Leviosa a Avada Kedavra: a evolução narrativa composta nos cartazes da saga Harry Potter através da teoria da imagem. 2016. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16900 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study aims to discover how the age and personality evolution of the
character Harry Potter is composed in the eight main posters of the saga,
based on studies from Image Theory. Developed in three chapters, the study
goes deeper into the cinematic narrative of the hero's journey using Vogler's
work (2011), to understand how the character evolve on the movies. Also, to
study the cinematographic poster as a communication tool, with Moles (1974) and Quintana (1995). Methodologically, the authors Arnheim (2011),
Kandinsky (1997, 2000) and Villafañe (2006) are used to deepen the studies
of Image Theory, showing the most important aspects that will be found in
posters such as dot, line, color, light, shape and texture, space, balance,
dynamics and expression. After, the study analyzes individually all these
aspects in each poster of the Harry Potter series and aims to find which
elements distinguish and demonstrate the narrative evolution of the character Harry. Finally, it is seen that several aspects of the Image Theory can carry the same feelings of growth expressed on the audiovisual narrative of the series, which begins in a childish and light way, finishing with a more worn and aggressive content. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cartaz | por |
dc.subject | Teoria da imagem | por |
dc.subject | Harry Potter | por |
dc.subject | Poster | eng |
dc.subject | Image theory | eng |
dc.title | De Wingardium Leviosa a Avada Kedavra: a evolução narrativa composta nos cartazes da saga Harry Potter através da teoria da imagem | por |
dc.title.alternative | From Wingardium Leviosa to Avada Kedavra: the narrative evolution composed in the Harry Potter series by the image theory | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura descobrir como é composta a evolução etária e personalística do personagem Harry Potter nos oito principais cartazes da saga, através da Teoria da Imagem. Elaborado em três capítulos, o estudo se aprofunda, primeiramente, na narrativa cinematográfica da jornada do herói pela obra de Vogler (2011), para entender como o personagem evoluiu nos
filmes. Além disso, estuda o cartaz cinematográfico como ferramenta de comunicação, com Moles (1974) e Quintana (1995). Metodologicamente, são usados os autores Arnheim (2011), Kandinsky (1997, 2000) e Villafañe (2006) para aprofundar os estudos da Teoria da Imagem, conhecendo os aspectos mais importantes que serão encontrados nos cartazes como ponto, linha, cor, luz, forma e textura, espaço, equilíbrio, dinâmica e expressão. Após isso, o estudo analisa individualmente todos esses aspectos em cada cartaz da saga Harry Potter e procura encontrar que elementos se distinguem e demonstram a evolução narrativa do personagem Harry. Finalmente, é visto que vários aspectos da Teoria da Imagem conseguem carregar os mesmos sentimentos de crescimentos da narrativa audiovisual da saga, que inicia de maneira infantilizada e leve, sendo finalizada com um teor mais desgastado e agressivo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |