dc.contributor.advisor | Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira | |
dc.creator | Carvalho, Andressa | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T14:14:02Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T14:14:02Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, A. As mulheres negras e a transição capilar: empoderamento, consumo e padrão estético. 2016. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16911 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The following work aims to verify if and how the capillary transition is understood and experienced as a mechanism of empowerment by black women based on the experiences shared by the members of the online community on Facebook called "cacheadas em transição". The capillary transition is the process that is experienced when one stops the hair manipulation, deciding by the natural use of it. The study is based on the sociocultural theory of consumption proposed by Garcia-Canclini (2010) to interpret the consumption relations developed by the members of the
community. The proposals of Stuart Hall (2002) and Tadeu da Silva (2014)
collaborate to understand the production process of identity of the black woman from the capillary transition, as well as Pierre Bourdieu (2002) theory about power and violence helps to understand the social condition of the black woman. Methodologically, the research presents itself as a study of virtual ethnography, following the principles proposed by Christine Hine (2004). A total of 652 publications were conducted by black women in the online community, from July 1 to 31, 2016. Based on the analysis of these publications, the study results indicate that, although the transition process does not totally liberate black women from the culture whitening begins an exercise of questioning about the imposition of the white beauty pattern and affirms the black and curly identity in a more positive way. The study also
suggests that the empowerment of the black woman is achieved, since it is also perceived as a vain and consuming power, re-signifying black femininity, a matter historically denied. Online communities such as "cacheadas em transição" establish as essential spaces for the encouragement, support and integration of black women. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transição capilar | por |
dc.subject | Mulher negra | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Empoderamento negro | por |
dc.subject | Identidade negra | por |
dc.subject | Capillary transition | eng |
dc.subject | Black woman | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | Black empowerment | eng |
dc.subject | Black identity | eng |
dc.title | As mulheres negras e a transição capilar: empoderamento, consumo e padrão estético | por |
dc.title.alternative | Black women and the capillary transition: empowerment, consumption and aesthetic standard | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir possui como objetivo central verificar se e como a transição capilar é compreendida e experimentada enquanto mecanismo de empoderamento pela mulher negra a partir das vivências compartilhadas por integrantes da comunidade online no facebook “Cacheadas em Transição”. A transição capilar é o processo que vivencia-se ao parar com a manipulação dos cabelos, decidindo pelo uso natural destes. O estudo fundamenta-se na teoria sociocultural do consumo proposta por Garcia-Canclini (2008) para interpretar as relações de consumo desenvolvidas pelas integrantes da comunidade. As propostas de Stuart Hall (2002) e Tadeu da Silva (2014) colaboram para compreendermos o processo de produção de identidade da mulher negra a partir da transição capilar; assim como a teoria de Pierre Bourdieu (2002) sobre o poder e a violência auxilia no entendimento da condição social da mulher negra. Metodologicamente a pesquisa apresenta-se como um estudo de etnografia virtual, seguindo os princípios propostos por Christine Hine (2004). Foram avaliadas 652 publicações realizadas por mulheres negras na comunidade online, no período de 1 a 31 de julho de 2016. A partir da análise dessas publicações, o resultado do estudo aponta que apesar do processo de transição não libertar totalmente as mulheres negras da cultura do embraquecimento, este inicia um exercício de questionamento sobre a imposição do padrão de beleza branco e afirma a identidade negra e crespa de forma mais positiva. O estudo também sugere que o empoderamento da mulher negra é
alcançado, pois esta passa a ser percebida também como um ser vaidoso e com poder de consumo, ressignificando a feminilidade negra, questão negada historicamente. Comunidades online como a “Cacheadas em Transição” estabelecem como espaços essenciais de incentivo, apoio e integração das mulheres negras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |