dc.contributor.advisor | Rabaiolli, Janderle | |
dc.creator | Missio, Camila | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T15:31:47Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T15:31:47Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | MISSIO, C. Pensamento e concepção visual na direção de arte. 2017. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16936 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Art direction is the stage of the publicity process in which one builds the advertisement in its imagery form (visual). Motivated by the lack of perspective directed to the visual thinking, this study researches, discuss and, at last, tries to present a methodology of visual reasoning focused on the area of art direction, in order to foment its systematization. For such, is presented a vision about the meaning of art direction, a historical perspective, its current situation and affinities with other areas, like design, art and creativity. Thus, are also approached some factors that surround the creative process and creativity, demonstrating some existing methods that assist the publicity process in the stage of concept creation, which precedes the visual stage. Entering the visual stages and the lack of the mentioned methodologies, in this study are placed in the agenda some existing methods that approach the visual design, even that they still share the attention with the content plan and the conceptual steps. At last, a comparative between these methods will be accomplished, what subsidizes the proposition of a visual reasoning focused on the expression plan and the visual composition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Direção de arte | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Composição visual | por |
dc.subject | Art direction | eng |
dc.subject | Methodologies | eng |
dc.subject | Visual composition | eng |
dc.title | Pensamento e concepção visual na direção de arte | por |
dc.title.alternative | Thinking and visual design in the art direction | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | A direção de arte é a etapa do processo publicitário em que se constrói o anúncio em sua forma imagética (visual). Motivado pela carência de perspectivas direcionadas ao pensamento visual, o presente trabalho pesquisa, discute e, por fim, tenta apresentar uma metodologia de raciocínio visual focada na área de direção de arte, a fim de fomentar a sistematização da mesma. Para tal, reúne-se aqui uma visão sobre o que é a direção de arte, um panorama histórico, sua situação atual e afinidades com outros campos, como o design, a arte e a criatividade. Assim, abordam-se também fatores que cercam o processo criativo e a criatividade, apresentando alguns métodos existentes que auxiliam o processo publicitário na etapa de criação de conceito, que antecede a etapa visual. Adentrando às etapas visuais e a carência de metodologias mencionadas, são colocados em pauta na presente pesquisa alguns métodos existentes que abordam a concepção visual, mesmo que ainda dividam a atenção com o plano de conteúdo e com as etapas conceituais. Por fim, será realizado um comparativo entre esses métodos, o que subsidia a proposição de um raciocínio visual focado no plano de expressão e na composição visual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |